sábado, 30 de janeiro de 2010

Governo rebate notícia que “distorce” números

Executivo denuncia tentativas de “intoxicação” da opinião pública sobre a Lei de Finanças Regionais







O Governo Regional não aceita os valores divulgados numa peça jornalística incerta na edição de ontem do Diário de Notícias do Funchal, sob o título com destaque de primeira página “Dívida real da Região é alarmante”, notícia que motivou um esclarecimento da Secretaria Regional das Finanças, enviado às redacções.
O referido esclarecimento começa por chamar a atenção para o facto de, numa altura em que o processo de revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas “atinge o seu ponto crítico”, virem sendo lançados para a opinião pública “todos os expedientes para que esse mesmo processo não tenha o desfecho que os Madeirenses merecem”.
“Não bastasse a já esperada 'intoxicação' vinda dos habituais defensores do centralismo, a que se juntaram algumas vozes insulares que se movem por ódio, mesquinhez ou inveja – prossegue o documento -, resolveu também o Diário de Notícias da Madeira deitar mais uma 'acha para a fogueira', fazendo notícia de um estudo divulgado há quase um mês”.
Concretamente em relação à notícia em questão, é dito que o Governo Regional “não aceita como credíveis os valores (na mesma) divulgados, tendo , inclusive, solicitado, logo após a sua divulgação, esclarecimentos sobre os mesmos à entidade que produziu o trabalho, os quais, apesar das insistências, não foram ainda disponibilizados”.
“De facto – adianta a esclarecimento – a entidade responsável pelo estudo não revela as fontes em que se baseou para chegar aos montantes apresentados, sendo facilmente demonstrável que os mesmos não são credíveis relativamente a outras entidades, que não a Região Autónoma da Madeira, face aos dados que têm sido divulgados por organismos oficiais, cujos valores, ao invés da Região, são superiores aos revelados no estudo em questão”.
O documento sublinha ainda que “não bastasse a distorção dos valores insertos no estudo, a peça jornalística vem distorcer ainda mais a realidade, ao afirmar quer a 'actividade pública da Madeira é responsável por sete por cento da dívida pública portuguesa'”.
“Ora, sendo a dívida pública directa do Estado de 132.526 milhões de euros no final de 2009, para que aquela afirmação estivesse correcta, a dívida da Região teria de ascender não aos 4.600 milhões anunciados, mas aos 9.277 milhões de euros”.
Para o Governo, trata-se de “um 'lapso' de pouco mais de 100 por cento que diz tudo”.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos