quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Turismo 'agarra' Festival de Cinema do Funchal

Direcção Regional quer usar evento para promover a Madeira. Já Há mudanças à vista
Data: 28-01-2010



A Direcção Regional de Turismo vai 'pegar' no 'Festival Internacional de Cinema do Funchal' (FICF), que regressa de 10 a 17 de Abril, e tentar transformá-lo num cartaz turístico para a Madeira. Este ano o formato mantém-se, já com alguns apoios da Direcção, mas ainda sem a intervenção directa, prevista só para a próxima edição e que deverá incluir a definição dos moldes do evento, a começar com a mudança do nome e da data.

Questionado Henrique Teixeira, director do Cooperativa de Cinema Plano XXI, que organiza o FICF, se está disponível para as mudanças, de forma a ir ao encontro do que o Turismo pretende deste evento, respondeu: "Tenho essa resposta preparada desde o primeiro momento em que bati à porta do Turismo: estamos preparados, evidentemente que sim, desde que seja de uma forma concertada e que seja proveitoso para todas as partes. Desde que toda a gente fique a ganhar com isso".

Organização para manter

A directora regional de Turismo assegurou que quem está a organizar, vai continuar a organizar. Em termos de formato, é para manter em 2010: "Depois teremos que equacionar um projecto mais amplo, mais ambicioso", adiantou. Segundo a responsável, "no ano passado o orçamento não tinha previsto qualquer tipo de ajuda a esse género de festival. Este ano terá uma ajuda da parte do Turismo e só para o ano é que a terá num âmbito um pouco mais alargado e pensado de uma outra forma, um bocadinho mais abrangente", disse ao DIÁRIO sobre o evento, que a partir de 2011, deverá passar a ser designado de 'Festival de Cinema da Madeira', pelo menos a nível internacional.

Raquel França defende a mudança no nome, pelo menos para usar fora de portas, pois, embora o Festival seja uma realidade no Funchal, "o que interessa é divulgar e quando divulgamos um evento, é a Madeira como um todo", explicou, justificando ainda que o nome Madeira é mais conhecido do que o da cidade.

Não discordando do argumento, o director do FICF prefere uma combinação dos termos: "Eu acho que a designação Madeira não deve andar nunca dissociada da designação do Festival. O mudar o nome para só Madeira, eu não sei se é isso que vai acontecer (...) eu acho que podem perfeitamente conviver".

Preencher uma lacuna

Designações para depois, a parceria é vista com bons olhos por ambas as partes, que se mostram interessadas em fazer crescer este evento, em 2011 de volta ao mês de Novembro. O Turismo vê no FICF a resposta para um período fraco em termos de atracção turística, depois de os primeiros seis meses do ano estarem entregues ao Carnaval, 'Festa da Flor', Páscoa e 'Festival do Atlântico' e depois do Verão haver um vazio entre a 'Festa do Vinho' e o Natal e Fim-de-Ano. "O que nos interessa agora é começar a preencher os restantes meses em que se denota uma certa quebra na procura. Novembro para nós seria o ideal", disse a directora. Raquel França explicou o interesse por este Festival: "Se nós formos ver que tipo de eventos é que temos, falta-nos, ou nós julgamos que faltava, um ligado mais às artes cinematográficas, que completasse o ramalhete, ao fim e ao cabo".

Em 2009 o Festival não se realizou, tendo sido recalendarizado para Abril, na altura, justificou o director, para tirar proveito dos festivais de cinema internacionais, sobretudo o de Berlim. Agora o regresso a Novembro é certo: "Mudou para Abril porque era melhor em termos de relação com os outros festivais. Atendendo ao mercado de Berlim, penso que era mais consentâneo para nós, porque ficava mais em cima, ficava mais fresco. Mas também não é por aí. Isso é sempre contornável", assegurou.

Para Henrique Teixeira, o apoio é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito: "Acho que o Turismo teve uma atitude muito capaz, muito inteligente e que me agrada imenso, obviamente, porque é por aí que eu ando a trabalhar e finalmente deu alguns frutos. Eu espero que esta participação do Turismo venha a singrar e que o Festival não só perdure no tempo, como venha também a evoluir, como evento social e cultural de interesse regional".

Financiamento indefinido

Ainda não está estabelecido se o Governo Regional será o principal financiador do FICF, tendo Raquel França afirmado que a questão ainda está a ser analisada internamente e que, para já, não há verbas para avançar. Da parte da organização, também não há certezas: até agora a Câmara do Funchal tem sido o principal suporte para a iniciativa. "Se a Câmara acompanhar, se a DRAC acompanhar, se os privados acompanharem, tanto melhor", respondeu Henrique Teixeira à questão.

Da parte do Turismo fica o compromisso de trabalhar já este ano. "Nós vamos averiguar em que moldes é que o Turismo poderá ajudar a patrocinar e depois também a promover, daqui até Abril, porque não temos muito mais tempo. Quanto mais falarmos nas feiras que agora temos, melhor é, e aos poucos vamos consolidar este evento". Henrique Teixeira lembra ainda que o FICF poderá 'abrir a porta' a outras áreas de interesse e dar um impulso à 'Madeira Film Commission', facilitando a vinda de produções estrangeiras para filmar na Madeira.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos