terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dia da Força Aérea celebrado na Madeira

Efeméride assinalada pela primeira vez no Funchal foi ontem confirmada na Quinta Vigia


O programa do 58ª aniversário da Força Aérea Portuguesa vai realizar-se este ano no Funchal. Ontem, o chefe de Estado-Maior Luís Araújo formalizou a intenção junto do presidente do Governo Regional, que recebeu a proposta «de braços abertos». O Dia da Força Aérea é a 1 de Julho, mas os actos oficiais vão decorrer a 2 e 3 desse mês, com iniciativas diversas.




O Dia da Força Aérea Portuguesa, 1 de Julho, será celebrado este ano, na Madeira, com o programa a decorrer nos 2 e 3 desse mês. Ontem, o chefe de Estado-Maior General Luís Araújo esteve em audiência na Quinta Vigia com o presidente do Governo Regional, com o objectivo de formalizar junto de Alberto João Jardim a intenção de comemorar, no Funchal, os 58 anos desta força militar. Com a aceitação «de braços abertos» da Região para esse evento - como assim prometeu o governante madeirense -, o programa irá realizar-se de 2 a 3 de Julho, sexta-feira e sábado.
Segundo o chefe de Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, serão realizadas uma exposição temática, a ser inaugurada uma semana antes, uma missa solene, uma cerimónia militar com desfile das aeronaves da Força Aérea, para além do concerto oficial do Dia da Força Aérea, num local ainda a designar, entre outros concertos da banda militar. «Vamos escolher alguns locais da Madeira e do Porto Santo para celebrar o Dia», prometeu o chefe de Estado-Maior.
Segundo o general Luís Araújo, a decisão de celebrar a efeméride na Região Autónoma da Madeira surge precisamente porque nunca antes tinha sido assinalada no arquipélago. «A Força Aérea existe há 58 anos como programa autónomo das Forças Armadas mas nunca comemorou o seu aniversário no Funchal e acho que é altura de o fazer, porque o povo madeirense e nós assim o merecemos».
O presidente do Governo Regional mostrou-se satisfeito pela decisão desta força militar de celebrar o seu Dia na Região. «A Madeira acolhe as celebrações de braços abertos, primeiro porque há uma excelente relação entre os órgãos de governo próprio da Região Autónoma e as Forças Armadas», começou por dizer Alberto João Jardim. Como segunda razão, o governante apontou «o serviço notável» prestado à Região, «não só no aspecto de patrulhamento de águas e protecção à frota de pesca, como também na evacuação de doentes. Muitas pessoas estão hoje vivas graças ao trabalho que é feito pela Força Aérea», reconheceu.
Jardim lembrou ainda que «o helicóptero mais recente da Força Aérea na Madeira «permite uma assistência mais urgente às ilhas Selvagens se assim for preciso. São todas as razões para homenagearmos e recebermos o Dia de Força Aérea de braços abertos», concluiu.

«O dr. Almeida Santos é um grande senhor»

Por outro lado, e instado a se pronunciar sobre as declarações elogiosas do socialista Almeida Santos sobre o presidente do Governo Regional, expressas no congresso regional do PS, Alberto João Jardim sorriu e disse tratar-se de elogios entre amigos. «Existe uma velha amizade entre nós os dois e, como o dr. Almeida Santos é um grande senhor, sabe sempre ser benevolente comigo».
De referir ainda que, questionado sobre as obras previstas para a construção de alojamentos para os militares colocados no Porto Santo, na Unidade do Aeródromo de Manobras nº 3, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, salientou que no decorrer deste ano, «e de acordo com as disponibilidades financeiras», serão iniciados os trabalhos.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos