quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SATA terá voo diário no Verão entre S. Miguel e a Madeira

Voos permitirão as ligações para as Canárias e o Algarve com o Q400
Data: 28-01-2010



A SATA vai intensificar a sua aposta na Madeira, como aliás tem sido repetidamente afirmado pelos seus responsáveis. A programação para o Verão IATA, que começa no final de Março próximo, confirma que o empenho do grupo aéreo açoriano é muito grande e que o turismo da Madeira só terá a ganhar com o desenvolvimento e consolidação das operações que agora serão lançadas no mercado das ilhas.

Tal como tinha sido noticiado, a entrada na frota dos novos aviões turbo-hélices Bombardier Q400 NextGen irá permitir que um dos quatro aviões seja colocado numa nova rota que ligará a ilha de São Miguel com a Madeira, as Canárias e o Sul de Portugal.

Ana Azevedo, directora de programação da SATA, revelou ao DIÁRIO que os horários estão feitos e que já foram distribuídos pelas agências de viagens e pelas centrais de reservas, podendo ser vendidos desde já. A responsável falava à margem da cerimónia de entrega do primeiro avião Q400 NextGen, no início desta semana na cidade de Toronto (Canadá), um aparelho que poderá ser muito relevante também para a Madeira, sobretudo nos circuitos inter-ilhas, combinados com pacotes turísticos e no crescimento do turismo de proximidade, aproveitando poucos dias de férias ou feriados. Até agora, por falta de ligações apropriadas, tem sido difícil implementar esses esquemas que são bem acolhidos pelos hoteleiros e propícios a algumas campanhas de promoção.

Entre Julho e Agosto

A grande novidade da nova programação do grupo açoriano em relação à nossa Região Autónoma é que no momento de maior movimento do Verão (entre a segunda semana de Julho e a última de Agosto) haverá um voo diário da SATA Air Açores entre os aeroportos de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e da Madeira, o que acontece pela primeira vez na história dos dois arquipélagos.

A partir de Abril deste ano teremos o Q400 NextGen na Madeira, já com quatro ligações por semana de Ponta Delgada, às terças, quartas, sábados e domingos. Nas terças e sábados o avião continuará para Las Palmas de Grã Canária cumprindo a carreira regular, que está a ser feita desde há dois anos pelos ATP da companhia açoriana, actualmente consignados à linha inter-ilhas na Madeira. De volta ao Funchal, o Q400 seguirá com a mesma tripulação de regresso a Ponta Delgada, também com passageiros. A partir de meados de Junho e até final de Setembro, a SATA Air Açores colocará mais dois voos de Ponta Delgada para a Madeira, às segundas e sextas-feiras, que fará depois a rota da nossa ilha para Faro (Algarve). Depois, entre a segunda semana de Julho e o final de Agosto haverá mais um voo de Ponta Delgada para a Madeira, às quintas-feiras, perfazendo a frequência diária nesse período de alta estival. Com sete voos programados dos Açores para a Madeira, a SATA disponibilizará este ano a maior programação de sempre entre as duas regiões autónomas.

Ligações internacionais

Uma das vantagens desta nova programação, que resulta da entrada na frota dos novos aviões da Bombardier, com capacidade para 80 passageiros em classe única, é o facto de permitir uma maior oferta de lugares para açorianos e madeirenses, com destino aos três arquipélagos: Madeira, Açores e Canárias e também ao Sul de Portugal e Espanha.

Outro motivo de interesse para os madeirenses é o facto do voo de Ponta Delgada para a Madeira aos sábados permitir o transporte para a nossa ilha de passageiros chegados de Toronto (Canadá) e de Boston (EUA), nos voos de longo curso da SATA Internacional, com uma demora muito pequena em São Miguel, enquanto os voos das terças e quartas-feiras, no sentido Madeira - Ponta Delgada, farão uma boa ligação para as carreiras da companhia açoriana nesses dias para Boston e Toronto, respectivamente.

Pelo que atrás ficou explicado estão criadas as condições para que a hotelaria da Madeira comece a pensar numa maior promoção nas duas cidades norte-americanas servidas pela SATA Internacional.

Tratam-se de voos que foram criados há cinco anos baseados fundamentalmente no tráfego étnico. Hoje houve uma evolução e verifica-se já a entrada de muitos turistas nessas ligações. A SATA Internacional realiza na alta do Verão 14 voos semanais de Toronto para Lisboa (quatro), Porto (quatro), Ponta Delgada (dois), Terceira (um) e Faro (um). No caso da capital algarvia, por exemplo, o avião vai praticamente lotado de turistas, nomeadamente nos meses de Outono e Inverno. O mesmo já está a acontecer em relação a Lisboa e Porto, para onde se confirma um número crescente de turistas, estes muitas vezes constituídos por filhos de emigrantes lusitanos, que começam uma visita na Europa pela terra dos seus pais, mas sem ligações físicas aos ascendentes, já que utilizam hotéis.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos