quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Projecto da freira da Madeira considerado um dos 26 melhores projectos LIFE

Conservação da Freira reconhecida

Data: 21-01-2010



O projecto de conservação da Freira da Madeira, da responsabilidade do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) foi considerado um dos melhores projectos LIFE-Natureza de 2007-2008.

O reconhecimento europeu da iniciativa tornou-se público em Dezembro último com a divulgação de uma brochura da responsabilidade Comissão Europeia onde consta a lista dos 26 melhores projectos LIFE . Esta avaliação foi efectuada pelo Comité Life e pelas Unidades LIFE da Comissão Europeia. O projecto da Freira da Madeira foi um dos contemplados, sendo um entre os apenas oito dirigidos às espécies.

Dília Menezes, do SPNM, diz que "esta é sem dúvida uma excelente noticia para a Região, que agora se pode congratular estar ao mais alto nível em termos de conservação na Europa".

Avaliação começou em 2006

Segundo explica a brochura, as 26 iniciativas escolhidas "representam os projectos 'LIFE- Natureza' mais recentes de maior sucesso em termos de melhores práticas e/ou acções demonstrativas em conservação da natureza, sendo um contributo real para a implementação das Directivas Habitats e Pássaros.".

A selecção onde o projecto da Freira da Madeira se inclui é o resultado daquilo que foi aprovado pelos membros do comité do Programa LIFE na Primavera de 2009.

A avaliação dos projectos já concluídos no âmbito do Programa LIFE iniciou-se no Verão de 2006. A primeira avaliação foi essencialmente técnica e da responsabilidade da equipa externa de monitorização do programa comunitário.

No âmbito do processo de avaliação e escolha, os responsáveis pelos projectos seleccionados tiveram também de providenciar ao comité um plano de conservação pós -LIFE, onde os benefícios do projecto em termos de conservação a longo prazo das espécies em causa devia ser analisado.

População duplicou

O financiamento do programa LIFE à conservação da Freira durou entre Abril de 2001 e Abril de 2006 e teve como principal objectivo a recuperação do habitat daquela espécie endémica da Madeira e o aumento populacional. Efectivamente, de acordo com a brochura de Dezembro último, entre 2001 e 2006, a população de Freiras da Madeira duplicou de 30 a 40 casais reprodutores para entre 65 e 80 casais (vide texto abaixo).

Para tal, os trabalhos do SPNM concentram-se sobretudo no Maciço Montanhoso Oriental, onde estão localizados todos os ninhos conhecidos, mas algumas medidas foram também implementadas na Floresta Laurissilva. Acabar com as ameaças externas, principalmente provenientes de espécies como os ratos, os gatos selvagens, e até mesmo controlar melhor o acesso do gado nas serras, foram algumas das medidas desenvolvidas.

A par com a acção directa no terreno, o projecto apoiado pelo 'LIFE' incluiu a realização de estudos que possibilitaram um melhor conhecimento da biologia da espécie, assim como campanhas de informação e sensibilização para turistas e locais.

Ao longo do projecto, a inclusão da Floresta Laurissilva e Maciço Montanhosos Oriental na 'Rede Natura 2000' tornou-se também um contributo para as acções de conservação da Freira da Madeira.

A verdade é que todo o trabalho desenvolvido já permitiu fazer com que o estatuto de conservação da Freira da Madeira deixasse de ser 'em perigo crítico', para estar actualmente como 'em perigo', isto de acordo com a 'Lista Vermelha' da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O projecto LIFE foi terminado em 2006, mantendo-se porém no terreno algumas acções iniciadas durante a vigência da iniciativa como a monitorização da população, a manutenção de uma área de livre de predadores e a manutenção da vigilância na área de nidificação.

A espécie: Mais cinco ninhos descobertos em 2009

Segundo o site oficial do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), dados referentes à época reprodutora 2009 da Freira da Madeira revelam que no ano passado foram descobertos mais cinco ninhos. Num total de 72 ninhos existentes, 55 mostraram estar activos e 38 tiveram juvenis.

As estimativas apontam para uma população actual entre 70 a 85 casais reprodutores, valor semelhante ao de anos anteriores. Mas a verdade é que até há cerca de 50 anos a Freira da Madeira (Pterodroma madeira ou 'Zino's Petrel) esteve considerada extinta. Apesar do visível crescimento populacional é Freira da Madeira continua a ser considerada, ainda hoje, uma das mais raras aves marinhas do mundo.

Ave marinha pelágica e endémica da ilha da Madeira, esta Pterodroma tem uma área de nidificação restrita ao Maciço Montanhoso Oriental, mais precisamente em pequenos patamares acima dos 1.600 metros de altitude, localizados entre o Pico Areeiro e Pico Ruivo. É nesta zona onde as aves escavam os ninhos no solo, em locais onde o coberto vegetal se encontra em bom estado de conservação.

De acordo com o site do SPNM, toda a área de nidificação da Freira da Madeira "está classificada como Zona Especial de Conservação (ZEC) e Zona de Protecção Especial (ZEP), integrando a Rede Natura 2000 e o Parque Natural da Madeira".

As medidas de conservação da espécie começaram 'em força' a partir da década de 90, com a criação de áreas livres de predadores (ratos e gatos) principalmente em redor dos seus locais de nidificação. Medidas como estas e outras mais 'agressivas' (retirada do gado da serra, aquisição da zona do Montado do Pereiro, entre outras) foram implementadas e reforçadas a partir de 2001 ao abrigo de um projecto LIFE que, embora terminado em 2006, continua a dar 'frutos' ainda hoje.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos