sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Turma do Funil retrata figuras míticas dos oceanos







Indo ao encontro do tema central do “Cortejo Alegórico de Carnaval-2010”, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes (“Mares e Oceanos”), a Turma do Funil irá apresentar, no seu corso, “O Oceano em Folia”.
A trupe do professor João Atanázio sairá às ruas do Funchal, na noite de 13 de Fevereiro, com 150 elementos, cujas cores das indumentárias incidirão no laranja, verde e roxo, embora tenha optado também pelo preto, prateado, fúxia, turquesa e branco. Plumas, pedras, pastilhas e fios de lentejolas vão constar dos acessórios a usar.
O projecto/coreografia desta trupe, cujos ensaios decorrem na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, é da autoria de Cecília Atanázio e conta com a colaboração de Maria Alves e Maria de Jesus, esta última desenhou os croquis.
A abrir o corso, descreve João Atanásio, estará «a “Porta-Bandeira”, caracterizando a Deusa do Mar (Emanjá), e o “Mestre de Sala”, simbolizando o Rei dos Oceanos (Neptuno) na azáfama das ondas do mar».
Logo depois, «com muita alegria, surgirá a "I Ala", formada por pares, mencionando o encanto e o feitiço das sereias, assim como dos pescadores encantados». Seguir-se-á o carro alegórico, que «retratará a beleza e o encanto da ilha perdida “Atlântida”, na profundidade do mar, dando ênfase às ostras, as quais com as suas preciosíssimas pérolas entre ruínas da deslumbrada ilha submersa prometem extasiar o público».
O corso prosseguirá com a “II Ala”, protagonizada por «um grupo de jovens, que com toda a folia e vivacidade, descrevem a ganância dos piratas à procura do tesouro». A "III Ala" será «formada por raparigas muito animadas, irradinado sensualidade e vivacidade junto dos marinheiros».
Por fim, continua o responsável,«teremos a "Rainha da Bateria", que conjuntamente com os seus foliões, homenageará o povo de Câmara de Lobos, apresentando o Peixe-Espada-Preto e os barcos “O Xavelha”».
Na abertura de cada grupo de bailarinos, haverá sempre um par de abre-alas, figurando «os magníficos corais».
O desfile desta colectividade contará ainda com a participação de «um convidado, que representará o ilustre Vasco da Gama», revela João Atanásio.
Em termos musicais, a Turma do Funil optará por ritmos quentes, designadamente da baiana Daniela Mercury (“Balanço do Mar” é um dos temas escolhidos).
A título de curiosidade, o responsável pela trupe irá adornar-se de Almirante.
João Atanázio espera que, no dia 13 de Fevereiro, «o tempo ajude e que todas as pessoas saem das suas casas para nos ver desfilar; que se divirtam com entusiasmo, pois tal como diz o ditado popular: “É Carnaval! Ninguém leva a mal”».
«É com este espírito de muita cor, alegria e animação que a Turma do Funil irá participar no "Carnaval 2010" e animar a cidade do Funchal», finaliza o responsável.

Trupe homenageia pescadores

A abrir a trupe, descreve João Atanásio, estará «a Porta-Bandeira, caracterizando a Deusa do Mar (Emanjá) e o Mestre de Sala, simbolizando o Rei dos Oceanos (Neptuno) na azáfama das ondas do Mar». O “Carro Alegórico”, outra das atracções, «retratará a beleza e o encanto da ilha perdida “Atlântida”, na profundidade do mar, dando ênfase às ostras». No encerramento, a “Rainha da Bateria”, conjuntamente com o seu grupo de foliões, prestará homenagem ao povo de Câmara de Lobos, figurando, neste desfile, o Peixe-Espada-Preto e o barco “O Xavelha”.

Colorido de laranja, verde e roxo

Laranja, verde e roxo serão as cores predominantes no desfile da Turma do Funil, embora a trupe tenha optado também pelo preto, prateado, fúxia, turquesa e branco. Plumas, pedras, pastilhas e fios de lentejolas farão parte dos acessórios, a usar pelos foliões. O projecto/coreografia é da autoria de Cecília Atanázio, com a colaboração de Maria Alves e Maria de Jesus, esta última desenhou os croquis.





Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos