sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um clássico no porto



Data: 29-01-2010

O tall ship 'Stavros S Niarchos' encontra-se de regresso ao porto do Funchal em escala considerada de rotina e que terá a duração de cinco dias. Procedente do porto canário de La Palma, a sua estada na Região prolongar-se-á até às 14 horas ao próximo Domingo.

Este grande veleiro pertence à organização 'Tall Ships Youth Trust' (TSYT), uma escola de vela sem fins lucrativos. Fundada em 1956, por ela já passaram mais de 70 mil jovens de diferentes nacionalidades incluindo jovens madeirenses que em Novembro de 2006 aderiram a uma iniciativa da TSYT e que contou com o apoio da Navegação Blandy. Segundo dados recolhidos, cerca de 40 jovens concluem no Funchal a viagem de 11 dias iniciada em Canárias, regressando por via área aos respectivos países de origem.

A exemplo do verificado em escalas anteriores deste veleiro na Madeira, o Funchal será novamente ponto de partida para uma viagem de 11 dias com destino às ilhas Canárias. Como curiosidade de referir que esta viagem de formação de 11 dias, Funchal - Canárias, foi disponibilizada a um preço de 199 libras, cerca de 229 euros por aluno.

Assim, amanhã estão programados embarques de 40 jovens de diferentes nacionalidades que chegaram ao Funchal por via aérea e que irão iniciar-se nas artes da navegação oceânica. Apesar de não nos ter sido possível obter confirmação oficial, o DIÁRIO sabe que na viagem para Canárias, o 'Stavros S Niarchos' realizará uma breve passagem pelas ilhas Desertas.

Depois da passagem pela Madeira e Canárias o próximo destino deste veleiro será o arquipélago dos Açores, zarpando de Gran Canária com destino a no próximo dia 8 de Março.

Classificado como um brigue de dois mastros, tem 60 metros de comprimento e 493 toneladas de arqueação. Foi construído em 2000 nos estaleiros britânicos de Devon, tomando como modelo um veleiro do séc. XVIII. Além das suas 18 velas com uma área total de 1.050 metros quadrados, o navio está dotado de dois potentes motores Mercedes de 330 cavalos cada, que lhe permitem navegar mesmo quando o vento teima em não soprar. Está ainda equipado com ar condicionado e um sistema de dessalinização para produção de água potável, bem como os mais modernos equipamentos de radar, sonar, GPS e comunicações na ponte de comando.


DN Madeira

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