quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Farmácia Funchal terá robot “rápido”

Sistema inovador de armazenamento e dispensa de medicamentos


A partir do dia 15 de Fevereiro, a Farmácia Funchal terá a funcionar em pleno um robot de armazenamento e dispensa de medicamentos. O sistema poupa tempo à farmácia e ao cliente, uma vez que o robot demora apenas 18 segundos a dar a medicação ao farmacêutico.






A Farmácia Funchal, no Dolce Vita, terá um sistema inovador na Madeira de armazenamento e dispensa de medicamentos. Trata-se de um robot que irá permitir àquele estabelecimento poupança de tempo, em cerca de duas a três horas, na arrumação das caixas e também no atendimento ao público. Este investimento, superior aos 200 mil euros, entrará em pleno funcionamento no dia 15 de Fevereiro.
Como explicou Marco Ribeiro, sócio-gerente, será o próprio sistema que fará a arrumação dos produtos e procederá à dispensa dos mesmos, a partir do momento em que o farmacêutico faça o pedido. O responsável esclareceu que o atendimento ao público será sempre feito por um profissional. Depois da funcionária seleccionar os medicamentos solicitados pelo cliente, o sistema informático «dará ordem a que o robot dispense a medicação em causa».
Segundo Marco Ribeiro, o aparelho, com capacidade de armazenamento de 14 mil caixas, demora 18 segundos a dispensar três embalagens, que serão colocadas numa saída junto ao balcão. «Para além de ser muito mais rápido ir buscar os produtos, nesses 18 segundos, a funcionária já vai explicando ao utente qual a posologia a seguir e procedendo ao pagamento. Para nós, isso é uma mais-valia porque a funcionária presta um atendimento personalizado ainda melhor ao cliente», sublinhou o sócio-gerente da Farmácia Funchal. Outra vantagem do robot é que denuncia a proximidade das faltas de stock, acrescentou.
De acordo com o responsável, o avultado investimento feito pela farmácia não significará dispensa de funcionários, uma vez que o atendimento ao público será sempre personalizado. Trata-se apenas de uma aposta num sistema rápido de armazenamento e dispensa de medicamentos, com vantagens para o funcionamento da farmácia e para o atendimento mais célere ao cliente.
De salientar ainda que a Farmácia Funchal será a primeira da Madeira a ter este equipamento, sendo que no continente estão montados apenas nove robots de armazenamento e dispensa de medicamentos em farmácias de norte a sul.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos