sábado, 30 de janeiro de 2010

Uma escala invulgar "A601 Monge"

NAVIO DA ARMADA FRANCESA ESTARÁ EM VISITA À REGIÃO NA PRÓXIMA SEMANA.
Data: 30-01-2010



O porto do Funchal registará na próxima semana a presença do navio 'Monge', da armada francesa, que se desloca à Região em missão classificada de rotina. Com chegada prevista para as 9 horas do dia 3 de Fevereiro, o 'A 601 - Monge' viaja sob o comando do Capitão-de-Mar e Guerra Daniel Faujour que tem a seu cargo 22 Oficiais, 127 sargentos, 51 Praças, 12 militares do destacamento aéreo e ainda com 20 civis (engenheiros e técnicos), num total de 232 elementos.

Classificado como navio inteligente e de apoio às missões de combate que envolvam mísseis, tem como missão detectar e parametrizar mísseis em voo e é a única unidade móvel operacional com estas características na Europa. Das suas principais características de referir que mede 229 metros de comprimento por 26 de largura e 7,60 metros de calado. Tem uma arqueação bruta de 20.300 toneladas e uma autonomia de navegação calculada em cerca de 60 dias. Ao nível da propulsão, está equipado com dois motores diesel que lhe conferem uma potência de 9.000 hp e uma velocidade máxima de 16 nós. Para além dos meios de defesa e de combate existentes a bordo, de salientar que este navio equipa com dois helicópteros, modelo 'Super Homet'. O final desta escala no porto do Funchal está anunciada para as 9 horas do próximo dia 6 de Fevereiro e terá o seu agenciamento a cargo do Consulado Francês na Madeira.

Entretanto, e no que diz respeito ao movimento de navios para hoje no porto do Funchal, de salientar mais uma escala do navio ferry 'Volcan de Tijarafe'. É procedente de Las Palmas e tem chegada anunciada à Pontinha para as 8.15 horas.

No decorrer desta sua escala na Região, o navio embarcará os camiões e trelas que trouxeram à Madeira a logística de apoio ao parque de diversões montado em Água de Pena. Por volta das 10.30 horas de hoje o navio dará por concluída mais esta passagem pela Madeira zarpando com destino ao porto de Portimão. No que respeita ao movimento de navios de carga no porto do Caniçal, registe-se as escalas dos porta contentores 'Madeirense 3' (Leixões) e do 'Ilha da Madeira' (Lisboa).


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos