sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Queda de neve desperta curiosidade







A neve cobriu, ontem, uma vasta área do Pico do Areeiro, com mais incidência a partir do portão Norte do Chão da Lagoa. O cenário, pouco comum na Madeira, levou algumas centenas de pessoas às serras, mas o acesso às zonas mais altas só eram aconselhadas a viaturas todo-o-terreno, por medidas de precaução, tendo em conta as camadas de neve, em forma de gelo, que colocavam em risco de despiste os carros mais pequenos.
A neve e o granizo caíam com mais intensidade, através das rajadas de vento, que proporcionavam aos presentes uma fuga para dentro dos veículos. Muitas pessoas aproveitavam a ocasião para a recolha de imagens pouco comuns na Região, com o nevoeiro a impedir uma visão mais vasta daquelas serras. Outros tentavam arranjar bonecos de gelo em cima dos carros. Mais acima, um grupo de jovens lutava contra o frio, a "jogar à bola", num escampado cheio de neve.
Apesar da beleza paisagística, causada por este fenómeno, como é habitual em situações do género, a PSP costuma implementar medidas de segurança, apelando a uma condução muito cuidadosa nestas zonas, com a possibildiade do fecho ou condicionamento de estradas, devido à acumulação de neve, em caso desta continuar a cair, já que se aproxima um fim-de-semana que leva muitas pessoas às serras.
As previsões para o arquipélago da Madeira, neste dia, apontavam precisamente para aguaceiros fracos em especial nas vertentes voltadas a Norte que seriam de neve nos pontos mais altos. O vento moderado (25 a 35 Km) de Nordeste, soprando forte (35 a 45 Km/h) rodando gradualmente para leste.
Relativamente ao estado do mar, para o Arquipélago da Madeira, a Capitania lançou, de manhã, um aviso de agitação marítima forte, mas ao fim do dia um segundo aviso dava conta do encerramento dessa situação de mau tempo no mar. De qualquer modo, a Capitania recomenda a todas as embarcações que tomem as devidas precauções e na costa Norte e costa Sul a Oeste do Funchal que permaneçam nos portos de abrigo.
O SRPCB recomenda a tomada de necessárias e habituais medidas de precaução, desaconselhando em particular os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos