sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TRABALHOS DE DRAGAGEM DA PONTINHA DECORRERÃO ATÉ FINS DE FEVEREIRO.





Data: 22-01-2010

Os trabalhos de desassoreamento do porto do Funchal já estão em curso e deverão prolongar-se até ao final do mês de Fevereiro, uma forma de garantir melhores fundos nas diferentes zonas de acostagem dos navios de cruzeiro que visitam a Região.

Apesar de o início dos trabalhos estar previsto para o dia 4 do corrente mês, o mau tempo que assolou a Região nesse período levou a que a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) tivesse de protelar para a segunda quinzena de Janeiro o arranque dos mesmos, concretamente para o dia 15. Os trabalhos em curso permitirão dragar cerca de 12.000 m3 de diferentes materiais, destacando-se as lamas, areias e pedras.

O desassoreamento ao longo do cais Norte bem como da rampa ro/ro, onde atracam os navios ferry, será feito até aos oito metros de fundo. Já na zona da Marina do Funchal, depois de efectuadas as dragagens, a APRAM espera proporcionar fundos de três metros.

Os trabalhos em curso estão a ser efectuados pela draga 'Bisonte' e com o apoio do rebocador 'Madeira', contando ainda com a lancha 'Caniçal' que presta auxílio nas manobras de mar. Estes meios náuticos pertencem à empresa 'Somague', entidade a quem a APRAM adjudicou os trabalhos pelo valor de 322.394,94 euros. Quanto ao destino que está a ser dados aos materiais recolhidos, os mesmos estão a ser lançados novamente no mar, a cerca de duas milhas náuticas da costa Sul do Funchal. O final destes trabalhos deverá estar concluído no final do próximo mês.

3.750 turistas no porto

A outro nível, de destacar a presença de dois paquetes, hoje, no porto do Funchal que trazem à Região 3.750 turistas, maioritariamente em transito.





O primeiro a atracar na Pontinha será o 'Boudicca' que tem chegada prevista para as 6h45. É procedente do porto de Southampton, viaja com 730 turistas e ao final da tarde iniciará a travessia do atlântico rumo ao porto de Bridgetown. De regresso ao Funchal está também o 'MSC Fantasia' que tem chegada anunciada para as 7 horas. É procedente de Barcelona e a bordo viajam 3.050 turistas em trânsito. No decorrer desta escala no Funchal estando previstos os desembarques e embarques de 5 e 2 passageiros, respectivamente. Ao final da tarde, pelas 18 horas, o 'Fantasia' zarpará da Pontinha com destino ao porto de Tenerife.





DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos