sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Festa do Compadres em Santana pisca o olho à economia local



Data: 22-01-2010

O programa da festa dos compadres em Santana este ano terá um novo figurino, mas com o mesmo grupo de artistas convidados. Marcelino Teles na figura de 'compadre Jodé' continua a ser o responsável pelo guião da sentença popular que junta milhares na cidade nortenha. Todavia, o objectivo de poder reviver as tradições culturais e etnográficas foi alargado. A autarquia acredita que é apostando em mais animação que ajudará a fomentar a economia local garantindo igualmente um bom volume de negócios ao sector empresarial. A par deste desiderato, está assegurada a componente lúdica e social bem ao agrado da população em geral. Vai daí decidiu promover quatro dias repletos de animação.

O arranque das festividades acontece já no dia 4 de Fevereiro. Seguem-se os dias 6, 7 e 11 do próximo mês. O vereador com o pelouro da Cultura na apresentação do cartaz dividiu o certame em "três momentos", explicando que o formato pretende retractar o mais fiel possível os factos e as origens.

Deste modo, a Festa dos Compadres abre com as senhoras. São as comadres a abrirem as hostilidades (20 horas) ao passearem o compadre - entenda-se bonecos - pelo centro da cidade. Neste trajecto poder-se-á ler os versos ou mensagens satíricas ou mordazes destinadas ao sexo masculino. A vingança dos homens ou dos compadres da localidade surge no dia 11 quando lhes é dada a oportunidade de passearem as comadres (entenda-se novamente bonecas) também pelo centro da cidade.

Pelo meio, acontece o ponto alto desta folia carnavalesca: a sentença dos compadres previsto para o dia 7 de Fevereiro pelas 17h45. Ainda no domingo, a organização oferece um cortejo etnográfico. Na véspera, haverá lugar a um cortejo folião aberto à população em geral e também aos turistas que por esta altura se hospedam nas unidades hoteleiras.

Como forma de atrair a participação da população, a autarquia prevê premiar os melhores foliões assim como aqueles nos que votarem.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos