quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

São Vicente candidato às 7 Maravilhas

Floresta Laurissilva da Madeira







A floresta Laurissilva de São Vicente, na Madeira é uma das centenas de locais de Portugal e um dos 55 espaços da Madeira candidatos às 7 Maravilhas naturais do país, tendo esta candidatura sido apresentada pela autarquia daquele concelho, para dar mais visibilidade ao concelho, conforme afirmou ontem Jorge Romeira.
A longa lista de candidaturas é apresentada hoje, em Lisboa, pela entidade promotora. Embora recusando especificar o número de candidaturas validadas pela organização, fonte da empresa “new 7 wonders Portugal” referiu, à Lusa, que as mesmas candidaturas ascendem a centenas, estando entre elas também a Fajã dos Padres, na categoria praias e falésias.
Contactado pelo JM, o director regional do Ambiente disse ter sabido pela comunicação social que a floresta Laurissilva de São Vicente era candidata às 7 Maravilhas de Portugal mas referiu que a informação para a apresentação de candidaturas chegou fora do prazo. Ainda assim, João Correia manifestou o seu contentamento pelo facto de deste importante património da Madeira ser um dos candidatos às 7 Maravilhas de Portugal.
A partir de um levantamento exaustivo de 800 locais, levado a efeito pelos promotores do concurso e entidades associadas, autarquias, organismos públicos e privados apresentaram as candidaturas cuja lista será agora conhecida.
O concurso integra sete categorias, como sejam zonas marinhas, zonas aquáticas, não marinhas, grutas e cavernas, praias e falésias, florestas e matas, grandes relevos e áreas protegidas.
À categoria reservada às áreas protegidas, concorrem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ria formosa (Algarve), o Estuário do Tejo e/ou a Floresta Laurissilva (São Vicente, Madeira).
A lista de candidaturas vai ser depois analisada por um painel de 77 especialistas que vai eleger 77 candidatos (11 por categoria) e cuja revelação vai ser feita a 7 de Fevereiro.
Um mês mais tarde, a 7 de Março, serão anunciados os 21 locais finalistas (três por categoria), a serem submetidos a votação pública até 7 de Setembro, mês da divulgação das 7 Maravilhas de Portugal.
Refira-se que a Madeira detém a mais extensa Laurissilva do Mundo, ocupando uma área de 14.953,7 ha.
É uma Zona de Protecção Especial no âmbito da Directiva Aves Selvagens e um Sítio de Interesse Comunitário ao abrigo da Directiva Habitats. É Reserva Biogenética do Conselho da Europa desde 1992 e foi incluída na Lista do Património Natural Mundial da UNESCO em Dezembro de 1999.
Segundo a Lusa, a categoria de grandes relevos é uma das que apresenta um maior número de candidaturas validadas.
Nela, constam o vale glaciar do Zêzere (Manteigas), as serras de Marvão e São Mamede (Portalegre) ou as Pedras Parideiras (Aveiro) e a Pedra Bolideira (Chaves, Vila Real).
O Rio Vez (Arcos de Valdevez), as Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto) ou as Portas do Vale do Almourão (Proença-a-Nova) são outros dos sítios a concurso na citada lista.
Nas Florestas e matas, há a assinalar as candidaturas da Mata Nacional do Buçaco e os Montados de Sobro e Azinho (Portalegre), entre outras.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos