quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Madeira ganha Açores

Enquanto a primeira aumenta 20% do turismo interno, a segunda perde 10 por cento







Ao contrário do que aconteceu com a Madeira, com o mercado nacional a crescer fortemente em 2009, em quase 20 por cento, em comparação com o ano anterior, o Algarve e os Açores conhecem caminhos diferentes.
Uma notícia do Publituris dá conta que, tal como sucede no sul do território continental com alguns empreendimentos turísticos, nos Açores alguns hotéis também foram forçados a encerrar este Inverno em consequência da diminuição da procura.
O jornal especializado em turismo dá conta que se encontram nesta situação os hotéis Açores Atlântico e Hotel do Mar, em São Miguel, o Hotel dos Clérigos, na ilha Terceira, o Colombo, na ilha de Santa Maria, e o hotel Horta, na ilha do Faial.
Para Humbero Pavão, delegado nos Açores da Associação dos Hotéis de Portugal (AHP), trata-se de uma situação inédita no arquipélago já que, refere, até à data «não tínhamos hotéis fechados».
Diz que o que acontece é que os charters só vão voltar a partir de Fevereiro e «sem eles não há procura suficiente».
Henrique Veiga, presidente da AHP, sublinhou a importância do número de ligações aéreas aos Açores. Considera que aquelas ilhas são um destino «muito mais penalizado já que está totalmente dependente do transporte aéreo e tem muito menos ligações do que a Madeira».
Considera que quando se cresce «não é à mesma velocidade e isso está a ver-se nos Açores».
Daí que entenda que este momento «é oportuno para reflectir sobre a política aeroportuária e sobre as decisões que têm sido tomadas».
A notícia do encerramento temporário dos hotéis foi avançada em primeira mão pelo jornal Correio dos Açores, após publicação, no fim-de-semana, de uma entrevista a Mário Fortuna, presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, em que este sublinha que a Região «perdeu claramente» a batalha do turismo interno.
Sustenta esta leitura assente no facto de os Açores terem perdido, até agora, 10% do turismo interno, enquanto a Madeira aumentou 20% do turismo interno.
O Publituris recorda que, já em Dezembro, Humberto Pavão estimava uma quebra de 15% no turismo dos Açores para o ano de 2009.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos