segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Porto Santo no “Top 100”

Campo de Golfe de novo distinguido por jogadores e especialistas






Numa apreciação feita aos vários milhares de campos existentes na Europa, num trabalho que levou dois anos a executar, o Campo do Porto Santo Golfe surge entre o “Top 100”, na posição número 90, sendo considerado, ao fim de apenas cinco anos, um dos melhores da Europa. Encabeça a lista europeia o Morfontaine, em França, que já liderava no último “ranking”, em 2008, seguido de Valderrama, em Espanha, e do Royal Zoute, na Bélgica. O Porto Santo Golfe é o único campo madeirense que surge na lista do “Top 100” europeu, depois de, em Novembro passado, ter também sido colocado na 94.ª posição do “ranking” de 2009, pela revista da especialidade “Golf World Magazine”.
Foi com orgulho e satisfação que o presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, Francisco Taboada, recebeu a notícia desta distinção. «O facto de o Campo ter ficado no “Top 100” europeu o ano passado, entre vários milhares, é uma honra voltarmos a fazer parte dessa lista. Em 2009 realizámos o “Madeira Islands Open”, com o sucesso que todos reconheceram, e ainda com o êxito do “Nacional” de Profississionais e de Amadores é com orgulho que voltamos a estar entre os 100 melhores campos da Europa», reconhece. Segundo o responsável esta distinção «foi fruto da opinião dos golfistas que participaram e que elogiaram as condições, assim como do reconhecimento das condições ímpares da infra-estrutura. Está também de parabéns o projectista do Campo, Severiano Ballesteros, que fez, realmente, um percurso de uma beleza rara». Ainda sobre a distinção, Francisco Taboada argumenta que «é uma análise feita por especialistas que conhecem o Campo e depois há também um rácio da opinião dos jogadores. Penso que também não está alheio o facto de, nos últimos anos, termos convidado muitos jornalistas para verem o Campo. A Secretaria Regional de Turismo tem alguns jornalistas a visitarem a Madeira e nós convidamo-los a virem ao Porto Santo e, neste caso particular, a passarem um dia no Porto Santo Golfe. Têm sido jornalistas especialistas em Golfe, de várias revistas e jornais, e, naturalmente, que isso terá também a sua influência, esclarece.

“Madeira Islands Open” em 2010

Depois da experência - com muito sucesso e elogiada de 2009 - este ano a “ilha dourada” volta a acolher o “Madeira Islands Open”, prova do Circuito Europeu. Além deste prestigiado evento, vamos para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para tantar conseguir contactos e mais torneios. Vamos tentar, em Lisboa, trazer mais alguns e eu, em particular, vou estar com o presidente da Federação Portuguesa de Golfe para tentar trazer, de novo, para o Porto Santo o “Nacional” de Profissionais e de Amadores, já que o ano passado ambas as provas foram um êxito enorme e todos ficaram satisfeitos», refere em primeira mão Francisco Taboada. A estes grandes eventos, «agendamos, por norma, os mesmos torneios do ano anterior, até porque os patrocinadores privados fazem, anualmente, as mesmas provas», esclarece o presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo. Aumentar a prática desportiva local é outra das metas para este ano, bem como «aumentar o número dos turistas de Portugal continental e do resto da Europa. Nesse sentido temos tratado o Campo com o maior carinho e o mesmo está em excelentes condições», remata o responsável.

2009 foi um ano «muito bom» para o Porto Santo Golfe
Subida de 13% no número de voltas ao Campo


Para Francisco Taboada «2009 foi um ano muito bom. Conseguimos trazer os mais importantes torneios nacionais e vamos tentar trazer, em 2010, mais alguns torneios de empresa/patrocinadores. Vamos tentar, ainda, ver se conseguimos aumentar, ainda mais, aquilo que fizemos o ano passado, no número de voltas ao Campo», explica. Em termos de números, o presidente da Sociedade de Desenvolvimento da “ilha dourada” revela que «o Algarve baixou 10% o número de voltas, os campos da Madeira baixaram cerca de 24% e o Porto Santo Golfe subiu 13%. Vamos tentar manter este grau de crescimento e ver se 2010 é melhor para todos e para o nosso turismo, porque se assim for, para as pessoas que nos visditam, vai ser também melhor para os Campos de golfe da Região», indica. A seu ver, «hoje em dia todas as pessoas são unânimes em dizer que o Campo está excelente. Não temos tido falta de água - com a chuva que tem caído nos últimos dias - do ponto de vista técnico é magnífico, por todos reconhecido. O ano passado, por exemplo, não foi preciso mexer em nada porque estava perfeitamente adequado e apto a “Madeira Islands Open”».

Estrutura é a 10.ª melhor em termos nacionais segundo da Federação
Investir e continuar a aposta na promoção


A promoção/divulgação do Porto Santo Golfe é uma das prioridades e volta a ser em 2010. «Vamos estar, na próxima semana, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a fazer a promoção que temos feito anualmente e tentar trazer para o Porto Santo mais torneios nacionais, porque é um sítio onde se conseguem sempre muitos contactos», refere Francisco Taboada. No fundo, diz, «vamos tentar investir o mais que pudermos na promoção, para que o Campo seja, cada vez mais, conhecido e podermos subir no “ranking”». É que, neste momento, para além de estar no “Top 100” do “ranking” europeu, o responsável avança que o Porto Santo Golfe «está entre os 10 melhores campos nacionais - entre os 70/80 que há em Portugal. Somos o 10.º melhor do País e o único da Madeira que aparece nas duas listas», confessa com orgulho. A seu ver, o Governo Regional «com o investimento que fez no Porto Santo Golfe foi, naturalmente, para que pudesse ser uma “chave” no desenvolvimento turístico da ilha, para apoiar o desenvolvimento dos hotéis e do investimento privado. Por isso, esperamos que o Campo se desenvolva cada vez mais».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos