domingo, 3 de janeiro de 2010

Madeira leva actividades radicais para a BTL

Turismo da Madeira reforça aposta na promoção junto dos continentais
Data: 03-01-2010



O 'stand' da Madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza na Feira das Indústrias de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, de 13 a 19 do corrente mês, terá muita animação, sobretudo nos dias que são dedicados ao público, no fim-de-semana.

Raquel França, directora regional do Turismo, disse ao DIÁRIO que as actividades e os desportos radicais, num conceito de turismo activo, constituem a temática escolhida pelas entidades regionais para cativar o interesse dos turistas portugueses, que têm registado nos últimos meses um assinalável crescimento na hotelaria da Madeira, por via da maior disponibilidade de transporte aéreo existente entre aeroportos portugueses e o arquipélago e das campanhas que têm sido lançadas pela Direcção Regional de Turismo entre os consumidores continentais, quer directamente através de publicidade em diversos meios, incluindo a Internet, quer indirectamente com o patrocínio de diversos eventos de relevo, como têm sido as produções televisivas com grande percentagem de audiência nos canais nacionais.

Os resultados têm sido muito bons e nos primeiros 10 meses deste ano os estabelecimentos hoteleiros do arquipélago já tinham registado 809.165 dormidas, número que ultrapassava já o total obtido em todo o ano de 2008. Estima-se que os números finais de 2009, relativamente a hóspedes portugueses, tenham ultrapassado as 819.206 dormidas, obtido em 2006, e que foi o recorde do mercado português na última década.

O stand da nossa Região ocupará uma área de 720 metros quadrados e é o mesmo de há três anos a esta parte. Terá uma decoração diferente e estará situado novamente no Pavilhão 1 da BTL, junto dos 'stands' das outras regiões turísticas nacionais e do Turismo de Portugal. Segundo Raquel França terá uma situação melhor do que em 2009, pois permitirá uma maior visibilidade por parte dos visitantes, por situar-se numa zona de maior afluência, posicionado com uma frente no corredor de passagem para o Pavilhão 2.

No espaço da Madeira haverá como habitualmente lugar reservado para o 'trade' regional, um balcão privativo para a ilha do Porto Santo, um espaço de bar que será da responsabilidade do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato, e que contará este ano com a ajuda de alguns profissionais de bar madeirenses, que serão responsáveis pela apresentação de 'cocktails' em momentos assinalados, nomeadamente naqueles dias em que a feira estará aberta apenas aos profissionais (quarta, quinta e sexta-feiras).

Conceição Estudante em Lisboa: CI na quarta-feira

A secretária regional do Turismo e Transportes e a directora regional do Turismo estarão em Lisboa nos dois primeiros dias da Bolsa de Turismo em contactos institucionais, nomeadamente com jornalistas e entidades nacionais.

Na quarta-feira, dia 13, data de inauguração da BTL, a Madeira dará uma conferência de imprensa, que costuma ser das mais participadas da feira. Está marcada para as 11 horas no Centro de Conferências da FIL. No mesmo dia à noite terá lugar o tradicional jantar da Madeira para o qual estão convidadas entidades relacionadas com o sector turístico nacional e responsáveis pelas companhias aéreas, operadores turísticos e agências de viagens que trabalham para a Região. Embora não esteja ainda decidido o local onde terá lugar o jantar, sabemos que será no centro de Lisboa.

A participação da Madeira na BTL costuma ser uma das mais representativas de todas as feiras europeias. Entende-se bem o interesse dos empresários regionais no cliente nacional, nomeadamente numa época de evidente crise e recessão nos mercados tradicionais da Europa. Os portugueses têm respondido bem e têm sido criadas condições, quer de promoção, quer de visibilidade do destino, que cativaram o turista português, não só o que vem pela primeira vez, como também o que em anos anteriores passou férias em locais mais distantes.


DN Madeira

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