domingo, 3 de janeiro de 2010

A Madeira poderá ganhar com a nova promoção do Grupo Pestana no mercado japonês

EuroAtlantic vai ligar Tóquio a Lisboa

Data: 03-01-2010



A companhia aérea portuguesa Euroatlantic Airways (EAA) vai transportar no próximo Verão cerca de cinco mil turistas japoneses para Portugal. Tratam-se de voos semanais que serão realizados entre Tóquio e Lisboa e resultam de uma parceria entre esta aerotransportadora e um grupo de operadores turísticos nipónicos, anunciou Tomaz Metello em entrevista ao semanário 'Expresso'.

O presidente da EAA está convicto de que a aposta no mercado japonês poderá ser uma boa opção, já que anualmente entram milhões de turistas oriundos da 'Terra do Sol Nascente' na Europa, nomeadamente em Madrid, capital de Espanha. A promoção de Portugal e da Euroatlantic tem como mote a celebração em 2010 dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.

Luigi Valle, vice-presidente do Grupo Pestana, que detém uma significativa percentagem do capital da companhia aérea, confirma a operação e diz que ela surge numa perspectiva de diversificação de mercados. A iniciativa servirá também para uma análise e estudo sobre as preferências dos turistas japoneses, sabendo-se de antemão que são pessoas muito interessadas na história e na monumentalidade das cidades europeias. Normalmente não são turistas vocacionados para o turismo de lazer, no sentido de utilizarem 'resorts', mas Luigi Valle admite como possível que alguns desses turistas possam chegar ao Algarve e à Madeira onde o Grupo Pestana tem unidades hoteleiras de qualidade superior. Tudo depende do estímulo que encontrarem e da reacção que tiverem perante o produto português. Tomaz Metello acredita contudo que se trata de um mercado com potencial para assegurar uma operação semanal de ano inteiro para Portugal.

A Euroatlantic é actualmente a segunda maior companhia aérea portuguesa em dimensão. Este ano terá uma frota de dez aeronaves a maioria dedicadas aos voos de longo curso, sendo ainda sócia da companhia aérea nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe, assegurando com equipamento de registo português os voos internacionais da empresa africana.

A EAA trabalha sobretudo no mercado dos fretamentos, transportes especiais para organizações internacionais e alugueres ACMI, em que fornece por determinado período de tempo a aeronave, tripulação, manutenção e seguro. Este ano a companhia irá receber mais dois aviões Boeing 777-200 ER, com capacidade para mais de 300 passageiros cada. Serão alugados à companhia asiática Biman Airways, do Bangla Desh. Está também a transformar um Boeing 767-300 em versão de cargueiro que será utilizado no transporte de carga de aeroportos chineses para países africanos, um negócio em que Tomaz Metello espera facturar cerca de 20 milhões de euros. Em termos de perspectivas para este ano a EAA espera ainda duplicar os voos de transporte de peregrinos muçulmanos para Meca, nomeadamente da Líbia e da Nigéria, onde em 2009 a operação registou 15 mil passageiros.

Regresso ao Brasil

A Euroatlantic pretende regressar este ano ao Brasil, para onde foi pioneira dos voos 'charters' para transporte de turistas portugueses. Depois da queda da Varig, com quem a companhia portuguesa manteve um interessante acordo comercial, o mercado brasileiro perdeu em competitividade e a EAA retirou-se. Tomaz Metello anunciou ao 'Expresso' que a companhia está a modificar um Boeing 767-300 que passará de 250 para 300 lugares, o que permitirá a apresentação de lugares mais baratos por passageiro e, desta forma, uma melhor proposta aos operadores portugueses para os programas de férias no Brasil e nas Caraíbas.


DN Madeira

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