domingo, 3 de janeiro de 2010

Madeirenses mantêm tradição de ir ao circo no Natal

Mau tempo assustou mas não impediu o público de apreciar os espectáculos






AIr ao circo é um hábito que já está entranhado no espírito e na forma de viver o Natal dos madeirenses.
O JORNAL da MADEIRA falou com os responsáveis do Circo Dallas e do Circo Brasil que, uma vez mais, se encontram entre nós e constatou que, sobretudo, nos dias mais festivos e fins-de-semana a afluência tem sido grande.
João Vieira, relações públicas da companhia Circo Dallas considera que existem bons motivos para as pessoas irem apreciar o espectáculo porque “é bom, é agradável”. Por isso, advertiu: “Venham ao circo, não deixem morrer uma tradição de Natal, é uma coisa que defendo muito”.
No final de cada espectáculo, o responsável garante que “as pessoas saem bastante alegres, a boa-disposição do Circo Dallas que está aqui no Tecnopolo, está garantida”.
Devido ao mau tempo que se fez sentir, o Circo Dallas teve que adiar a sua estreia que estava prevista para o dia 23 de Dezembro. O esforço de todo o pessoal permitiu a montagem da estrutura para o Dia de Natal, em que decorreu o primeiro espectáculo.
A afluência no Dia de Festa “foi razoável”. Nos dias seguintes, o público foi aderindo em massa. No dia 31, a empresa optou por não realizar a última sessão (21.30h) tendo em conta o espectáculo de fim-de-ano.
O primeiro dia do ano começou bem para os artistas circenses, que foram presenteados com muito público, nos espectáculos. Na primeira sessão do dia (15h), a “casa” estava bem composta, o mesmo se esperava para as duas sessões seguintes.
Este circo tem atraído crianças, adultos e idosos. É um circo para todas as idades mas os mais pequenos lideram a tabela das entradas.
São, sobretudo, os números com os palhaços, com os cães e o carro do Noddy que têm feito as delícias dos mais pequenos. “Há uma série de situações em que as crianças deliram”, exclamou João Vieira.
O Circo Dallas fica entre nós até o próximo dia 20 e promete muita animação. João Vieira está na expectativa de que a afluência se mantenha nos próximos dias. “Mesmo que não esgote, porque são duas mil pessoas para encher, se houver uma certa afluência já é muito bom”.

Circo Brasil
promete voltar


Na zona Este da ilha, mais concretamente, junto ao campo de futebol de Machico encontra-se montado o Circo Brasil. Fernanda Alves, co-proprietária da empresa disse ao JM que, apesar das fortes chuvas e vento que se têm feito sentir nos últimos dias, os espectáculos “não têm corrido muito mal”.
Apesar dos “dias de mau tempo terem prejudicado um pouco, temos recuperado porque há empresas que já nos conhecem do ano passado e resolveram vir, novamente, ao nosso espectáculo”.
Por outro lado, apontou, “já estamos a ganhar muitas amizades na ilha, qualquer dia ficamos cá definitivamente”, exclamou a sorrir. Com a contínua fidelização dos clientes, o objectivo é regressar todos os anos, à Madeira, no Natal.
A primeira sessão de ontem ficou marcada por chuva e vento no exterior da tenda mas não foi por isso que o espectáculo parou embora as pessoas ficassem apreensivas.
“As pessoas perguntam se isto não cai, eu respondo que podem ficar descansadas porque já aguentou com ventos a 160 Km/h e não caiu, só faz umas mazelas”. De maneira que “as coisas têm corrido bem, espero que continue assim”, frisou.
O Circo Brasil tem capacidade para mil pessoas. Fernanda Alves reitera que encher a “casa” por completo é difícil mas está expectante. Para o próximo fim-de-semana estão previstos os últimos espectáculos. A co-proprietária do Circo Brasil está confiante que, a exemplo de anos anteriores, vão aparecer mais pessoas.
“No próximo fim-de-semana esperamos uma afluência um pouco maior, há pessoas que guardam sempre para o fim para virem, sobretudo, as que estão mais próximas, de Machico, Santa Cruz e Santana”, explicou.
Fernanda Alves espera que o tempo ajude mas mesmo que tal não suceda mantém a boa-disposição e a vontade de fazer o melhor.
“Nós estamos cá para trabalhar e para receber toda a gente bem, com tempo mau ou bom, nós trabalhamos de igual forma, com boa vontade e boa-disposição”, sublinhou.
De tal forma que estão garantidos mais bons espectáculo, com as atracções possíveis. “Nós tentamos apresentar um espectáculo que seja agradável, alegre, tentamos que as coisas corram bem, não andamos a enganar ninguém e esperamos que as pessoas saiam com uma melhor ideia do que aquela com que entraram”, frisou.
A exemplo do Circo Dallas, o Circo Brasil, também, promete regressar em 2010. As empresas para quem tem trabalhado nestes últimos anos, já fizeram marcação e tudo. Haja boa-disposição, o lugar está garantido e o espectáculo também, faça ou não bom tempo.

Empresas circenses reclamam à Câmara espaço para acolher recinto de feiras

João Vieira, relações públicas do Circo Dallas manifestou ao JM a necessidade de haver no Funchal um recinto de feiras no centro da cidade. Apesar de considerar que “é extremamente difícil” reiterou que “esta era uma boa prenda da própria Câmara do Funchal para beneficiar o público em geral”. Adiantou, a propósito, que este recinto poderia servir, durante o resto do ano, para acolher outras iniciativas e no Natal acolheria o circo e a feira de diversões. Desta foram, continuou dizendo, seria possível trazer o circo à Madeira, pelo menos, mais uma vez durante o ano, por exemplo, no Verão. “Eu acho que as pessoas não deixavam de aderir, podia vir no Verão e no Natal”, frisou.
Fernanda Alves, co-proprietária do Circo Brasil comunga da mesma opinião. “Eu acho a ideia óptima, se houvesse um sítio onde se pudesse, mesmo no Verão, fazer vários eventos”. Recordou, a propósito, o espaço do Almirante Reis, que durante vários anos acolheu o circo e outras diversões. “Era um espaço muito bom, infelizmente terminou, se houvesse um espaço assim era óptimo, para juntar tudo isso na altura do Natal que é a tradição cá”, enumerou. O sítio ideal, apontou, seria perto do Funchal dado que no centro é mais complicado. “Seria óptimo para nós e para o público em geral”, opinou.

Espectáculo em 2010 será “superior” com camelos e outras atracções

Durante os próximos cinco anos, a presença do Circo Dallas na Madeira está garantida. O espaço no Madeira Tecnopolo já está reservado, para esse efeito, assim como para as restantes empresas. De maneira que quem queira fazer a festa de Natal no circo, já pode ficar a contar com isso. João Vieira garantiu ao JORNAL que, em 2010, o espectáculo “será superior, será ainda melhor”. Embora as surpresas fiquem, por enquanto, no segredo dos deuses, João Vieira adiantou que uma das presenças certas será a dos camelos, que prometem fazer as delícias do público madeirense, e não só.

Artistas circenses do “Brasil” apostam no Harry Potter


O Circo Brasil, montado junto ao campo de futebol de Machico, fica na Madeira até o dia 10 de Janeiro. Hoje, domingo, são promovidas três sessões: 15h, 18h e 21.45h. Durante a semana, apenas permanecem as duas últimas sessões. O espectáculo é dirigido a pessoas de todas as idades, proporcionado na sua maioria por jovens. A sua atracção principal é o Harry Potter, interpretado por Sandro Silva. O circo pertence a Joaquim Silva e apresenta números com trapezistas, malabaristas, ginasta nas argolas olímpicas, cães, palhaços faquir, lenços chineses, rede áerea e ilusionistas. Os ingressos custam 15 euros para adultos e 10 euros para as crianças.

“Dallas” promove descontos e garante conforto e diversão

O Circo Dallas, que se encontra no Madeira Tecnopolo, promove três espectáculos, por dia: 15h, 18h e 21.30h, respectivamente. Cada espectáculo tem a duração de 2.15h. Aposta nos momentos protagonizados por animais, com acrobacias e apresentações com leões, dromedários, cavalos, araras, catatuas e papagaios sendo que estas aves apresentam-se em patins e em bicicleta. A aposta recai, também, nos números de folclore argentino, lupa-lipa, ventrículos, palhaços entre outros. A entrada para os adultos custa 15 euros cada, o valor é de 7.5 euros para crianças e o preço das cadeiras variam entre os 16, 18 e 20 euros, conforme as filas. Há a possibilidade do público conseguir um desconto na bilheteira, se angariar os ingressos que foram disponibilizados nalguns espaços comerciais e de restauração do Funchal ou na própria carrinha da empresa. Com o desconto, o bilhete para um adulto fica em 10 euros e uma criança passa a pagar cinco euros. João Vieira, relações públicas desta empresa circense disse ao JM que esta é uma forma de possibilitar às pessoas de menos posses que assistam ao espectáculo. “Ajuda um pouco”, frisou. O Circo Dallas tem um bar próprio e casas-de-banho, o que proporciona um maior conforto ao público. Em cada espectáculo há um intervalho de 10 minutos, em que as crianças podem usufruir dos insufláveis.

“Aquático Show” na Ponta do Sol apresenta circo com tubarões

Uma das grandes atracções dos divertimentos do “Giga Park”, montado no centro da vila da Ponta do Sol nesta época é o Aquático Show. Como noticiou o JORNAL em primeira mão, no dia 15 de Novembro, trata-se de um circo diferente, que é único em Portugal. No mundo, apenas existe um do género em França e em Itália. Neste circo, três tubarões num aquário itinerante partilham as atenções do público com leões marinhos, palhaços e equilibristas, num misto de espectáculo aquático e circo tradicional que decorre durante cerca de duas horas numa tenda rectangular com capacidade para 800 lugares tendo o palco num dos topos onde, longe dos olhares até ao momento de entrarem em acção, encontram-se três tubarões-lixa, o maior dos quais com três metros e meio. Os animais são mantidos com todas as condições dentro de um aquário de sete metros de comprimento por 2.5 metros de largura e quase dois metros de altura.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos