domingo, 17 de janeiro de 2010

Horários alteram linhas para reorganizar a oeste

A partir de hoje a empresa mexe em cinco itinerários no Funchal







A empresa Horários do Funchal procede, a partir de hoje, a alterações de itinerários em cinco carreiras na cidade do Funchal.
As alterações acontecem nas carreiras números 2, 3, 4, 6 e 43 e têm como principal objectivo reorganizar o serviço de transporte público na zona oeste do Funchal. Além disso, visam melhorar a oferta de acordo com as novas tendências de procura, consequentes do desenvolvimento daquela área da cidade.
Segundo a empresa, as carreiras números 2 e 4 espelham o espírito da reorganização de rede, no que diz respeito ao potenciamento de novas centralidades.
Recorde-se que a criação de novas ligações directas entre pólos de atracção, sem a necessidade de se atravessar o centro urbano, já havia sido indicada nos estudos, de 2003, da Carristur e do Estudo de mobilidade, de 2007, da Câmara Municipal do Funchal.
Outro objectivo é diminuir a sobreposição de carreiras entre a Avenida do Mar e a Estrada Monumental contribuindo para um descongestionamento do trânsito na primeira.

A redução de poluição nas ruas da cidade

A Horários do Funchal fez contas e concluiu que poderá ter como benefício ambiental uma diminuição anual de cerca 0,091 toneladas de monóxido de carbono (CO), de 0,326 toneladas de NOx (óxidos de nitrógenio, referentes a vários compostos químicos binários gasosos formados pela combinação de oxigénio e nitrogénio. O processo de formação mais habitual destes compostos inorgânicos é a combustão a altas temperaturas, proceso no qual habitualmente o ar é o oxidante) e de e 0,003 toneladas de PM10 (um tipo de partículas inaláveis, de diâmetro inferior a 10 micrómetros que constituem um elemento de poluição atmosférica. Podem penetrar no aparelho respiratório, provocando inúmeras doenças respiratórias).

Carreira 2
Papagaio Verde


Ida: Praça da Paz, Estrada Monumental, Trav. do Valente, Caminho da Casa Branca, Caminho Velho da Ajuda, Rua do Vale da Ajuda, Caminho do Amparo, Rotunda da Assicom, Estrada Monumental, Caminho do Areeiro, Viaduto das Quebradas, Caminho das Quebradas, Papagaio Verde, Caminho do Areeiro - Término.
Volta: Caminho do Areeiro, Est. Monumental, Rotunda da Assicom, Av. Amparo, Rua dos Piornais, Rua do Vale da Ajuda, Caminho Velho da Ajuda, Caminho da Casa Branca, Rotunda da Quinta Magnólia, Praça da Paz, Est. Monumental (Hotel Pestana Village) - Término.
NOTA: Os passageiros com origem/destino à Rua Velha da Ajuda e Cº da Casa Branca, deverão utilizar o serviço desta carreira, com transbordo na paragem junto ao Hotel Pestana Village, com as carreiras: 01, 6 e 48.

Carreira 3
Lombada-Piornais

(via S. Martinho)

Ida: C. C. Marina Shopping, Rua Jerónimo Dias Leite, Av. do Infante, Av. Luís de Camões, Rua das Maravilhas, Caminho das Virtudes, Rua das Virtudes, Rua Dr. Pita, Caminho de São Martinho, Papagaio Verde, Caminho das Quebradas, Caminho da Lombada, Est. Monumental, Rotunda da Assicom - Término.
Volta: Est. Monumental, Caminho da Lombada, Caminho das Quebradas, Papagaio Verde, Caminho de São Martinho, Rua Dr. Pita, Rua das Virtudes, Caminho das Virtudes, Rua das Maravilhas, Av. Luis de Camões, Av. Infante, Rua do Conselheiro, C. C. Marina Shopping - Término.

NOTA:
Os passageiros procedentes da Lombada, Vitória e Areeiro, com destino à Est. Monumental e centro, deverão efectuar transbordo no terminal junto à Praça Assicom, com as carreiras: 01, 3, 24 e 43.

MadeiraShopping
- Fórum Madeira

Carreira 4

Ida: Fórum Madeira, Est. Monumental, Caminho do Amparo, Caminho de São Martinho, Caminho do Esmeraldo, Est. Cmdt Camacho de Freitas, Pico dos Barcelos, Caminho de Santo Amaro, Rua Dr. Gastão Figueira, MadeiraShopping - Término.
Volta: MadeiraShopping, Caminho das Preces, Est. Cmdt Camacho de Freitas, Caminho do Esmeraldo, Caminho de São Martinho, Caminho do Amparo, Rua Velha da Ajuda, Rua João José Caldeira, Rua do Vale da Ajuda, Rua Nova do Vale da Ajuda, Est. Monumental, Fórum Madeira - Término. NOTA: 1) Os passageiros procedentes do Cº do Amparo e com destino à Est. Monumental e centro, deverão efectuar transbordo com as carreiras: 01, 2 e 24.
2) Os passageiros provenientes da zona do Pico dos Barcelos e com destino ao Centro, poderão utilizar o serviço das carreiras: 9, 12 , 13 e a car. 4 com transbordo para as carreiras: 3, 8, 43 e 50 em São Martinho.

Carreira 6
Lido

(via Ilhéus)

Ida: Av. do Mar, Rua Jerónimo Dias Leite, Av. do Infante, Rua do Jasmineiro, Rua dos Ilhéus, Rua Tenente Coronel Sarmento, Rua Infante Santo, Av. do Infante, Est. Monumental, Rua Simplício Passos Gouveia, Rotunda do Lido - Término.
Volta: Rotunda do Lido, Rua Simplício Passos Gouveia, Est. Monumental, Av. do Infante, Rua do Conselheiro, Av. Mar -Término.
NOTA: Os passageiros com origem/destino na zona de Ilhéus, deverão utilizar o serviço desta carreira.

Após a validação do GIRO Bilhete Pré-comprado poderá efectuar, durante uma hora, o transbordo para outras carreiras, sem quaisquer custos acrescidos, durante aquele período não serão descontadas mais viagens. O Bilhete comprado a bordo só é válido para a viagem e no autocarro em que foi adquirido.

Praia Formosa
- Romeiras


Carreira 43
(via Stº António)

Ida: Praia Formosa, Est. Monumental, Rotunda da Assicom, Av. Amparo, Rua dos Piornais, Caminho do Amparo, Caminho de São Martinho, Caminho do Esmeraldo, Rotunda do Esmeraldo, Caminho do Pilar, Caminho da Quinta do Leme, Caminho da Ponte, Centro de Saúde de Santo António, Caminho da Igreja, Caminho do Ribeirinho, Caminho da Terra Chã, Caminho do Cemitério, Rampa, Est. Cmdt. Camacho de Freitas, Jamboto - Término.
Volta: Jamboto, Est. Cmdt Camacho de Freitas, Courelas, Est. Cmdt Camacho de Freitas, Rua Dr. Wiliam Cloude, Igreja de Santo António, Caminho da Igreja, Centro de Saúde Santo António, Caminho da Ponte, Caminho da Quinta do Leme, Caminho do Pilar, Rotunda do Esmeraldo, Caminho do Esmeraldo, Caminho de São Martinho, Caminho do Amparo, Est. Monumental, Rotunda da Assicom, Praia Formosa -Término.
NOTA: 1) Os passageiros com origem/destino à Praia Formosa, deverão utilizar o serviço desta carreira, com transbordo no terminal junto à Praça Assicom, com as carreiras: 01, 2, 3 e 24.
2) Os passageiros com origem/destino ao Cº do Amparo, deverão efectuar transbordo com a Linha Verde, no terminal junto à Praça Assicom, com as carreiras: 01, 2, 3 e 24.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos