domingo, 17 de janeiro de 2010

Já cheira a carnaval nos bastidores


A um mês do dia de Carnaval e a um pouco menos do cortejo, agendado para 13 de Fevereiro, as trupes já preparam o grande dia. A crise não afastou foliões

Data: 16-01-2010









Embora os trabalhos já tenham começado em Outubro do ano passado, é a pouco menos de um mês do grande cortejo alegórico que os preparativos se intensificam. Cada trupe tem um método próprio de trabalho, mas todas são unânimes em afirmar que a crise dos últimos tempos não afectou o número de participantes e que, na edição deste ano, estão reservadas surpresas que só serão desvendadas em pleno desfile.

Em Setembro de 2009, a Secretaria Regional de Turismo e Transportes divulgou o tema geral para o cortejo. 'Mares e Oceanos' foi o escolhido. A partir daí, cada grupo escolheu um subtema e arrancaram os preparativos para mais uma edição deste cartaz turístico.

'Fantasias de Ninfa' foi o subtema escolhido pela Associação Geringonça. Segundo o presidente da associação, Xavier Barros, as costureiras já laboram, os ensaios começaram esta semana que findou e decorrerão todos os dias, incluindo fins-de-semana. A Associação Geringonça contará com a participação de 160 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 72 anos. De acordo com Xavier Barros, as dificuldades que marcaram o ano de 2009 não se traduzem no número de pessoas que querem participar.

"A nossa música, como já é habito, é original, com letra de Rui Gonçalves Silva e chama-se "Esta maré de alegria", com música de António Barbosa", disse ao DIÁRIO, acrescentando que convidaram a apresentadora Sofia Relva para cantar, ao vivo, no carro alegórico principal. No carro secundário irá outra figura de destaque. As cores predominantes dos fatos, que recriarão várias deusas, ninfas e outras figuras, serão o branco, o verde, azul e prata.

Na Caneca Furada, o tema que defenderão será 'O mar e a pirataria na Madeira no século XVI'. A responsável pelo grupo, Ferdinanda Sousa, referiu que as costureiras já se encontram a dar os primeiros toques aos fatos, que terão como cores predominantes o branco, preto, vermelho e muitos prateados. Ferdinanda Sousa garantiu que o número de participantes já foi mais do que atingido. Ao todo, serão cerca de 240. No entanto, haverá lista de espera, pois todos os anos há desistências.

Este ano, a letra da música que levarão ao cortejo pertence a Maria Aurora. A ex-Miss Portugal, Marina Rodrigues, será a figura principal do carro alegórico. Em princípio, os ensaios arrancam hoje.

Os Cariocas trazem a esta edição de 2010 uma novidade. Este ano, a letra e música que vão usar não foi gravada no Brasil, como sempre aconteceu, mas na Região. Segundo Nélio Gonçalves, pela primeira vez desde há vários anos, todo o trabalho foi feito por cá e sem nenhum elemento brasileiro.

Com o subtema 'Divindades dos Mares', os trabalhos arrancaram em Dezembro e os ensaios no dia 3 de Janeiro. Os fatos já estão em fase de concepção. O prata, os dourados, os azuis e os brancos dominarão a paleta de cores dos Cariocas.

Este ano, o grupo terá dois carros alegóricos, um com figuras de relevo, como é o caso da ex-Miss Funchal, Sofia Caetano, e outro com música tocada ao vivo. No total, serão 140 a desfilar. Como é costume, o professor Tibúrcio será o rei.

Os Fura Samba prometem "um projecto mais enriquecido". "Podem contar com novidades e surpresas", afirmou ao DIÁRIO Nicolau Pereira. Com 'Mar Português', os 120 participantes farão uma homenagem a Fernando Pessoa e figurarão também com dois carros alegóricos. Os fatos surgirão com cores do mar - verdes e azuis -, mas também prateados e dourados. A riqueza e a luxúria são notas dominantes.

A Fábrica de Sonhos, de Maria José Pita, contará 'Segredos do Mar'. Peixes, águas-vivas e caranguejos serão recriados. Os adereços já começaram a ser feitos, mas o ensaios só terão início 15 dias antes.

A responsável pela trupe não sabe ao certo quantas pessoas irão participar, mas as contas apontam para 170. Muita cor, animação e algumas surpresas são promessas deixadas por Maria José Pita, que garantiu ainda que a música escolhida é "muito animada".

Os Veteranos da Folia também escolheram o tema dos piratas. Os cerca de 150 elementos da trupe darão vida aos 'Piratas da Ilha do Tesouro', que combinará muitos tons de vermelho, preto e verde. Embora o trabalho das costureiras ainda não esteja muito adiantado, o projecto está em andamento e os ensaios já começaram. Alice Rodrigues, que lidera o grupo, confessou também que a crise não afastou os foliões e que há cada vez mais interessados em participar no Carnaval.

Na hora de escolher a música, optaram por um som antigo, dedicado ao pirata Perna de Pau. No carro alegórico estará personificado o capitão Gancho e outras surpresas.

A Turma do Funil optou pela 'Atlântida'. O carro trará sereias em conchas e será imitado o fundo do mar. O responsável pelo grupo de Câmara de Lobos, João Atanásio, explicou que os ensaios já começaram há uma semana e que os fatos deverão estar prontos uma semana e meia antes do dia do cortejo.

No total, serão entre 150 a 160 os elementos desta trupe, que continua a ser muito solicitada nesta altura. O roxo, os laranjas e o verde serão os tons mais usados nas três alas que trarão ao desfile no Funchal. Para além da banda de foliões constituída por caras conhecidas da praça madeirense, escolheram duas músicas para acompanhar as coreografias, a cargo de Cecília Atanásio. A música escolhida é brasileira, uma vez que, para o professor, para ser Carnaval tem de cheirar a Brasil.

Subtemas do carnaval 2010 'Mares e oceanos'

Associação Geringonça - 'Fantasias de Ninfa', com 160 elementos.

Caneca Furada - 'O Mar e a Pirataria na Madeira no século XVI', com 240 figurantes.

Os Cariocas - 'Divindades dos Mares', com 140 elementos.

Fura Samba -
'Mar Português', 120 participantes.

Fábrica de Sonhos - 'Segredos do Mar', 170 elementos.

Veteranos da Folia - 'Piratas da Ilha do Tesouro', 150 pessoas.

Turma do Funil - 'Atlântida', 160 foliões.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos