quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Santo Amaro é muito venerado

Presidente da Câmara de Santa Cruz fala do apego dos fiéis em tempo de crise







Uma vez mais a Câmara Municipal de Santa Cruz dinamiza as festividades em honra de Santo Amaro, que é comemorado amanhã, dia 15.
Desde há muitos anos que Santa Cruz tem uma veneração muito especial por este santo que, segundo a lenda, é o santo salvador, que evitou que um jovem se afogasse.
O presidente da Câmara de Santa Cruz sublinha que, “sobretudo nas alturas mais complicadas da vida, há uma vontade mais forte de solicitar a este santo alguma protecção”.
José Alberto Gonçalves reitera que esta veneração é bem visível na procissão, que sai hoje à rua, pelas 20 horas. “É uma procissão cada vez mais participada, com muita gente transportando, não só velas mas também imagens em cera, que revelam alguma graça recebida ou algum pedido ao santo”.
Esta festa é muito vivida em Santa Cruz embora o padroeiro seja o São Salvador, que é celebrado a 1 de Janeiro.
As festas em honra de Santo Amaro ganharam muita projecção porque, de acordo com o edil, “simbolizam o fim das festividades de Natal, com a cerimónia do Varrer dos Armários, que é o prenúncio de que as festas acabaram e que vamos limpar as coisas, comer os restos e saudar o ano novo, no fundo, é descer um pouco mais à realidade”.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos