sábado, 9 de janeiro de 2010

Dezembro chuvoso bate recordes



Na cidade do Funchal, registou-se o valor mais elevado desde 1931
Data: 09-01-2010

A cidade do Funchal registou, em Dezembro de 2009, o valor de precipitação mais elevado desde 1931, ano em que foi iniciada a inscrição de valores. Segundo a meteorologista do Observatório Meteorológico do Funchal, Mafalda Morais, não houve um dia desse mês em que a precipitação fosse mais alta. Um período de chuvas maior do que o normal é que determinou os valores mais elevados.

Em números, a quantidade de precipitação do mês de Dezembro na cidade do Funchal atingiu os 286,1 milímetros. Em termos de precipitação diária, foi até inferior ao que é costume. O máximo fixou-se nos 38,8 milímetros. O que foi determinante, de acordo com Mafalda Morais, foi o facto de ter chovido intensamente durante vários dias do último mês de 2009.

No Pico do Areeiro, os números sobem bem mais. A quantidade de precipitação mensal atingiu os 1102,9 milímetros, quando a média de referência, desde 1971 a 2000, aponta para os 447,7 milímetros.

Em termos de temperatura, não houve grandes alterações. No Funchal, a temperatura máxima registada em Dezembro foi de 23,6º, no dia 14, e a mínima 13,5º, nos dias 30 e 31. Estes números reflectem mais um grau em relação aos valores normais dos meses de Dezembro. No Pico do Areeiro, a temperatura máxima rondou os 14,1º, também no dia 14, e a mínima 1,2º, no último dia do ano.

O Instituto de Meteorologia (IM) divulgou ontem os dados referentes ao mês em análise, considerado o mês com mais chuva do século XXI, em Portugal continental, de acordo com o relatório de clima avançado. Para além das informações relativas ao Funchal, no site do IM é apontado ainda que se observaram também ventos fortes, "associados a sistemas depressionários que afectaram todo o território do continente, em particular na região Oeste (23 Dezembro), onde se registaram ventos excepcionalmente fortes". "Na Madeira verificou-se igualmente uma situação extrema em termos de intensidade de ventos, com o registo de rajadas superiores a 100 km/h em mais de 20% dos dias do mês", diz também o relatório do clima do IM.

No arquipélago dos Açores, os valores de precipitação observados foram de igual modo bastantes superiores aos normais, salientando-se o valor registado na Horta, que constitui o segundo maior desde 1931.

Em relação a temperaturas, no continente, e no mês em análise, ficou confirmada a tendência dos últimos anos. Este foi o sétimo Dezembro consecutivo a apresentar valores de temperatura inferiores ao normal, observando-se uma anomalia de -0,6º, -0,4º e de -0,5º para as temperaturas máxima, mínima e média, respectivamente. As chuvas intensas acabaram com a seca meteorológica registada há dez meses em Portugal e permitiram ao Instituto da Água assegurar que este ano não vai haver quaisquer restrições ao uso da água.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos