segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Trio de luxo no porto

'MSC SPLENDIDA' REALIZA HOJE A SUA PRIMEIRA ESCALA NO PORTO DO FUNCHAL.
Data: 04-01-2010



O porto do Funchal regista no dia de hoje mais uma casa cheia de paquetes, três no total, que trazem à Região cerca de 7.000 turistas. Já com o 'AIDAluna' atracado no cais Norte, desde as 12 horas de ontem e que viaja com 2.250 turistas alemães, na manhã de hoje o movimento portuário na Pontinha despertará pelas 7 horas, com a chegada do 'Island Escape'. Procedente de La Palma, viaja com 1.400 turistas em trânsito e prolongará esta sua escala na Região até às 23 horas, zarpando com destino ao porto marroquino de Agadir.

Mas a presença mais esperada do dia será a escala inaugural do 'MSC Splendida', o qual tem chegada de Tenerife anunciada para as 8 horas. A bordo viajam 3.300 turistas numa escala que ficará concluída pelas 17 horas, prosseguindo o seu cruzeiro no Mediterrâneo, rumo a Málaga.

Construído nos estaleiros de STX Europe, em St. Nazaire, França, o mesmo foi, aquando do início da construção (em 2007), nomeado de 'MSC Serenata'. No entanto, em Maio desse mesmo ano, e atendendo à elegância e beleza das suas linhas, a MSC Cruises optou por atribuir-lhe o nome que hoje ostenta. Com um custo de construção na ordem dos 350 milhões de euros, o 'Splendida' foi lançado à água em Março de 2009 e realizou o seu primeiro cruzeiro a 4 de Julho ao longo do Mediterrâneo. A 12 de Julho atracou no porto de Barcelona para a tradicional cerimónia de Baptismo, a qual esteve a cargo da actriz italiana Sophia Loren.

Com 333,3 metros de comprimentos e 37,9 metros de boca, este paquete - gémeo do 'MSC Fantasia' - tem uma arqueação bruta de 138.000 toneladas. De acrescentar que tem capacidade para receber 3.887 passageiros, servidos por uma tripulação constituída por 1.325 elementos.

Tratando-se da primeira escala de sempre deste paquete no Funchal, o comandante irá receber a bordo as principais entidades portuárias para a tradicional cerimónia de apresentação de cumprimentos e troca de crestas, a que se junta uma delegação do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira. O regresso deste paquete ao Funchal terá lugar apenas a 21 de Janeiro de 2011.

Por fim, uma referência para mais uma escala no porto do Funchal do ferry canário 'Volcán de Tijarafe. Com chegada de Portimão anunciada para as 13.15 horas de hoje o mesmo prosseguirá viagem ao final desta tarde, pelas 19 horas, com rumo a Tenerife, nas Canárias.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos