segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pestana Delfim é um dos hotéis que beneficiam da infra-estrutura

Seca no Algarve na origem de central dessalinizadora





Depois da seca registada no Algarve em 2004, quatro hotéis de Alvor, em Portimão, estão a ser abastecidos com uma água especial que chega a partir da primeira fábrica dessalinizadora em Portugal Continental. A água é reutilizada para rega de jardins, limpezas, lavandarias e enchimento de piscinas.
"Foi em 2004, na altura de seca quase severa registada no Algarve, que começámos a pensar noutras soluções para abastecer os hotéis com água", explicou à Lusa o administrador do grupo Pestana no Algarve, Pedro Lopes, visivelmente satisfeito com os resultados obtidos no primeiro ano a funcionar da central dessalinizadora.
Os hotéis Alvor Praia, de cinco estrelas, e as unidades de quatro estrelas Pestana Delfim, D. João II e Alvor Atlântico, todos situados junto à Praia de Alvor, foram os escolhidos para receber água do mar dessalinizada.
No último ano, a central captou água através de tubos ligados ao mar. Depois dessalinizou a água do mar e mineralizou 35 mil metros cúbicos de água desde Janeiro. O Grupo Pestana estima produzir, em cada 60 minutos, entre 36 a 40 metros cúbicos de água doce para depois ser reutilizada nas várias tarefas hoteleiras.
"Esta questão da dessalinização não resolve a 100 por cento o problema da falta de água, mas tem um papel muito importante e devia fazer parte do cardápio de fontes de água", considerou Pedro Lopes, observando que em Espanha qualquer novo hotel é obrigado a abrir uma central dessalinizadora para se tornar auto-suficiente em água.
A primeira central dessalinizadora abastece, actualmente, cerca de duas mil pessoas, mas o empresário Pedro Lopes estima que, no futuro, se possam celebrar parcerias com hotéis vizinhos e alargar o número de unidades hoteleiras no país ligadas a novas centrais dessalinizadoras.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos