segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Luzes, música e presépios: é quase Natal nas câmaras

Sem elas quem faz a Festa em cada concelho, mas como vivem as câmaras O natal?
Data: 29-11-2009



São os concertos, os presépios municipais, as 'Noite do Mercado'. Por detrás do Natal em cada concelho, estão as Câmaras. Por esta altura, já os municípios se esmeram na preparação da Festa, mas como é que a quadra é celebrada internamente? À semelhança da maioria das empresas regionais, também as câmaras recorrem aos jantares ou aos almoços natalícios para festejar o nascimento de Cristo. Por hora, mantém-se a tradição.

A Leste, o concelho de Santa Cruz destaca-se pela variedade de iniciativas. Há convívios para todos os gostos. A Câmara de José Alberto Gonçalves promove vários jantares - a 23 de Dezembro para os idosos e a 29 para os universitários. Mantém-se o tradicional convívio entre funcionários, com oferta de prendas às crianças incluída.

Bem menos modesta do que a celebração interna é a Festa nas ruas do concelho. Em Santa Cruz, o Natal é para durar e a Camacha é sem dúvida quem monopoliza o programa das festividades.

A oito de Dezembro, abrem-se as portas da 'tenda', na freguesia dos vimes. Começa a animação musical que se estende até 18 de Janeiro, numa oportunidade de promoção ao folclore e à musica regional.

Santo Amaro é tempo para varrer os armários, mas até lá a Camacha oferece uma 'Noite Branca' e a sede de concelho promove a 'Noite do Mercado', ainda sem data definida, concursos de fotografia e o habitual presépio municipal.

Em Machico, o Natal traz de volta o presépio municipal e a iluminação típica da quadra que arranca a partir do dia sete de Dezembro.

A 20 do mês do Natal, o Forum de Machico é palco para um concerto natalício. Um dia depois, é a vez da banda municipal actuar e a seis de Janeiro cantam-se os reis, conforme manda a tradição.

De Machico a Câmara de Lobos. Na edilidade liderada por Arlindo Gomes, há jantar de funcionários, presépio municipal e muita animação de rua. Este ano, a Câmara volta a organizar a 'Noite do Mercado' no Estreito de Câmara de Lobos, um evento que tem vindo a atrair cada vez mais visitantes externos ao concelho.

E 'Noite do Mercado' tem também o concelho de São Vicente. Jorge Romeira, actual presidente da Câmara, mantém o costume encetado no mandato de Humberto Vasconcelos e avança com o evento a 18 de Dezembro.

Romeira madruga para ir à missa

É mais uma tradição que se cumpre: a Câmara de São Vicente volta a pagar uma missa do parto e a equipa de Jorge Romeira está convidada a sentar-se no banco da frente. Afinal, o Natal também é oração.

Porque o concelho diz-se empenhado "na promoção da identidade cultural" e na "aproximação dos munícipes à câmara", a autarquia apoia várias iniciativas das casas do povo do concelho e volta a organizar o presépio municipal.

A 23 de Dezembro, Jorge Romeira preside ao almoço natalícios dos funcionários. Há também uma festa para os filhos do pessoal afecto e um espectáculo infantil. As verbas são, afiança o médico, irrisórias e estão inscritas nas despesas correntes.

Há Festa também no Porto Santo. A autarquia de Roberto Silva apoia várias iniciativas. Entre elas, um jantar interno e um convívio para universitários.

Na capital da Madeira, as iniciativas de Natal são inúmeras. Internamente, a Câmara vai promover um jantar para mais de 300 funcionários. Depois, há celebrações nas várias instituições afectas à autarquia e nos 14 centros comunitários geridos pela CMF.

'Menina dos olhos' do programa natalício no Funchal, a 'Noite do Mercado' centra a maior parte das atenções e, por esta altura, afiança a vereadora Rubina Leal, já há muito trabalho feito.







DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos