quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Navio registado no MAR faz escala na Pontinha


O registo internacional de navios da madeira tem mais um navio

Data: 26-11-2009

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) conta, desde o passado dia 20 do presente mês, com mais um registo de uma construção nova, desta feita de uma embarcação rápida de apoio às plataformas petrolíferas.



Baptizada de 'Perla', a mesma foi construída nos estaleiros espanhóis de Armon, em Gijon e entregue, no inicio desta semana, ao armador. Curiosamente, esta embarcação encontra-se atracada desde as 19.30 horas de ontem no porto do Funchal, para uma escala técnica de reabastecimento de combustível, a qual prolongar-se-á até às 11 horas de hoje. Das suas principais características, de referir que este navio foi construído totalmente em alumínio, tem uma arqueação bruta de 440 toneladas e está equipada com quatro motores a jacto, os quais conferem-lhe uma velocidade de cruzeiro de 20 nós, podendo no entanto atingir a velocidade máxima de 30 nós. Das principais missões desta nova embarcação de destacar que a mesma irá desempenhar funções de apoio logístico às plataformas petrolíferas, nomeadamente na rendição de operários bem como no transporte de mantimentos.



A outro nível, e ao contrário do previsto, o paquete britânico 'Queen Victoria' (QV), que tinha chegada anunciada para as 7 horas de hoje, apenas dará entrada na Pontinha ao final desta tarde, pelas 18 horas, uma alteração ao horário e que levará a que esta escala contemporize pernoita no porto do Funchal. É procedente de Southampton, de onde zarpou no passado dia 23 deste mês, e a bordo viajam 1.923 turistas, maioritariamente britânicos, servidos por uma tripulação de 975 elementos. O final desta escala do 'QV' na Região terá lugar às 17 horas de amanha. Como curiosidade de referir que esta é a 5ª escala deste paquete no Funchal, a primeira das quais verificou-se a 28 de Dezembro de 2007. Esta é a sua primeira escala com pernoita na Pontinha, uma situação que se repetirá a 30 de Dezembro deste ano, pois este será um dos paquetes que já confirmou a respectiva presença na noite de final de ano. De regresso ao Funchal, para uma escala classificada de rotina, está também o navio de investigação e pesquisa da marinha de Guerra Portuguesa, A 523 - N.R.P. 'Almirante Gago Coutinho'. Tem procedência e destino a Alto mar estando a sua chegada ao Funchal anunciada para as 16 horas de hoje concluindo esta escala na Região às 11 horas de amanhã.




DN Madeira


O Robo Portugues Luso que viaja abordo do - N.R.P. 'Almirante Gago Coutinho'


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos