sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Investigadores em Educação reúnem-se na Madeira

Nos dias 3 e 4 de Dezembro, no Tecnopolo






O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) promove o seu V Colóquio CIE-UMa sobre o tema “Pesquisar para mudar (a educação)”, que terá lugar no Madeira Tecnopolo, aberto ao público, nos dias 3 e 4 de Dezembro.
Logo no dia 2, os membros do CIE-UMa terão o seu I Encontro, mais de natureza interna. Tendo em conta o bom resultado da sua avaliação internacional, este Centro passou a ser financiado pela FCT, o que possibilitou que os seus cerca de 30 membros de diversas nacionalidades se encontrem assim pela primeira vez na Madeira, de forma a poderem delinear um projecto comum de investigação de âmbito transnacional, com estudos a serem realizados na Madeira, no Continente Português, no Reino Unido, na Áustria, Espanha, França, Irlanda, Noruega e no Brasil.
As diversas parcerias já estabelecidas sectorialmente entre o CIE-UMa e alguns investigadores de cada um desses países têm agora a oportunidade de florescer, colocando todos numa situação de diálogo frente-a-frente, para melhorar a educação. Falar-se-á em Português, Inglês, Francês e Espanhol, esperando-se que a diversidade linguística não atrapalhe esse objectivo comum. No final do dia, os participantes serão recebidos no Colégio dos Jesuítas pelo Reitor da Universidade da Madeira.
Nos dias 3 e 4, os membros do CIE-UMa apresentarão comunicações sobre investigações já realizadas, havendo a possibilidade de partilharem as dificuldades enfrentadas e os resultados conseguidos. Para além dos trabalhos de investigadores da Universidade da Madeira, como António Bento, Alice Mendonça, Liliana Rodrigues, Paulo Brazão, Pedro Telhado Pereira e Santiago Budría, Margarida Pocinho e Hélder Spínola, e de professores em exercício nos diversos níveis de educação e ensino da Madeira, além de outras Universidades do Continente e estrangeiras, haverá também a oportunidade de ouvir alguns membros do CIE-UMa, como Robson Luiz de França, da Universidade Federal de Uberlândia, Gillian Hilton, de Middlesex University London, Fernando Sabirón Sierra e Ana Arraiz Pérez, da Universidade de Zaragoza, Neide Fiori, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Samuel Velázquez Castellanos, da Universidade Federal do Maranhão e Driss Alaoui da Universidade de La Réunion.
As conferências estarão a cargo de dois investigadores da UMa e dois de fora. Pela Universidade da Madeira, intervirão Carlos Nogueira Fino, Professor Associado com Agregação, e Jesus Maria Sousa, Professora Catedrática e Coordenadora deste Centro. De fora, foi escolhido um investigador de língua portuguesa, Afonso Celso Scocuglia, da Universidade Federal da Paraíba, especialista em História da Educação e Assessor Internacional do Instituto Paulo Freire, e um outro de língua francesa, Patrick Boumard, da Universidade de Brest, que é actualmente o Presidente da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos