quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Governo Regional vai incentivar “park and ride”

Conceição Estudante confirma intenção


A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, confirma que o Governo Regional retende retomar o conceito de “park and ride” na cidade do Funchal, o qual está ser alvo de estudo por parte da empresa Horários do Funchal conjuntamente com a Câmara Municipal do Funchal e a Secretaria Regional do Turismo e Transportes. “Esta iniciativa pretende que se faça uma deslocalização do estacionamento na zona centro do Funchal para os estacionamentos existentes na periferia e que a resposta dos transportes públicos seja suficientemente atractiva para que as pessoas possam encontrar soluções para não trazer o carro até tão perto e dentro da cidade”, refere Conceição Estudante.





Tendo em vista reduzir o número de automóveis que circulam no centro da cidade do Funchal, o Governo Regional estuda com a empresa Horários do Funchal a criação de novos locais de estacionamento, onde as pessoas possam deixar as suas viaturas e depois usar os transportes públicos para se deslocarem até ao centro.
Assim, depois do falhanço que constituiu a primeira tentativa de criação de um “park and ride” nos Viveiros, devido à pouca adesão, a Horários do Funchal juntamente com a Secretaria Regional de Turismo e Transportes e a Câmara Municipal do Funchal pretendem retomar este conceito e fazer com que, desta vez, funcione.
Ontem, em declarações à RDP-M, Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, subiu o véu sobre o que será este novo projecto de “park and ride”.
“A localização dos parques será outra e a resposta que os transportes públicos estão a dar neste momento, nomeadamente a Horários do Funchal no que diz respeito à entrada na cidade também é outra, pelo que o objectivo será criar condições de melhor conectividade entre os locais onde se pode deixar o carro particular e a frequência e a qualidade do transporte que irá se efectuar entre essas zonas e o centro do Funchal”.
Refira-se que, recentemente, na reunião que juntou o Governo Regional e a Câmara Muncipal do Funchal, foi anunciado no final, pelo presdiente do Governo Regional, que serão construídas duas centrais de camionagem, uma das quais na zona do Madeira Tecnopolo.
O objectivo destes investimentos é criar nas extremidades da cidade do Funchal, zona Oeste e zona Leste, locais próprios onde as pessoas possam ter um local para deixarem as suas viaturas, utilizando os transportes públicos para se deslocarem até ao centro, tal como acentua Conceição Estudante: “Esta iniciativa pretende que se faça uma deslocalização do estacionamento na zona centro do Funchal para os estacionamentos existentes na periferia e que a resposta dos transportes públicos seja suficientemente atractiva para que as pessoas possam encontrar soluções de não trazer o carro até tão perto e dentro da cidade”.
As vantagens óbvias de um “park and ride” na periferia do Funchal são a retirada de muitas viaturas do trânsito no centro da cidade e uma diminuição da emissão de gases nessa zona, com claro benefício para o ambiente.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos