quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Madeira investe 5,2 milhões nas festas

É já no próximo fim-de-semana que as luzes da baixa do Funchal acendem. Uma semana depois acendem as restantes, mas toda a animação só estará nas ruas da cidade a partir do dia 11 de Dezembro. O Fim-de-Ano volta a ter um espectáculo grandioso onde os responsáveis dizem que até será possível ver pombos torcazes e bananeiras. Para este cartaz, o principal do turismo da Madeira, estão canalizados 5,2 milhões de euros.




O Governo Regional vai investir 5,2 milhões de euros nas festas de Natal e Fim-de-ano, sendo a iluminação (mais de 50%) e o fogo pirotécnico as áreas que terão a “fatia de leão” deste orçamento.
A apresentação do programa «habitual» de animação foi feita ontem pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, no espaço Infoarte, no edifício da Secretaria.
O calendário das festividades prevê o aceder das lâmpadas da iluminação de Natal na baixa da cidade a partir do dia 27 deste mês. As restantes luzes acendem no fim-de-semana seguinte e a animação nas ruas acontece no terceiro fim-de-semana, ou seja, a partir de 11 de Dezembro. Este será, aliás, o dia da abertura oficial das festas. A data de encerramento será 6 de Janeiro, Dia dos Reis.
Durante este período, os milhares de turistas esperados para esta época, bem como todos os madeirenses poderão desfrutar de concertos, de actuações de grupos de folclore, de música ligeira e clássica, entre outras iniciativas que a Secretaria Regional programou. A A actuação da orquestra dirigida pelo maestro Rui Massena irá surgir nas igrejas e no Casino da Madeira, mas a maior parte da animação irá concentrar-se, sobretudo, nas placas centrais, entre a Sé e o Teatro, deixando de fora a última placa, junto à rotunda do Infante.
A Secretaria entende que essa placa apenas deve receber uma decoração, não havendo lugar a interactividade, uma vez que a circulação automóvel impede que as pessoas possam estar confortavelmente a assistir a um espectáculo.

2.500 pessoas envolvidas

De acordo com Conceição Estudante, estão envolvidas no programa global de animação cerca de 2.500 pessoas. O XV Encontro de Tunas Universitária está contido no programa e tem arranque previsto para 5 de Dezembro. O Cantar do Reis também está integrado e terá lugar a 6 de Janeiro.
Antes disso, a partir do dia 11, dezenas de colunas espalhadas por toda a baixa da cidade do Funchal vão debitar música ambiente para os transeuntes.
Paralelamente, iniciam-se as actuações dos ranchos folclóricos e das bandas filarmónicas, que terão intervenções nas manhãs e nas tardes, «dando aquela animação e aquele clima natalício que nós gostamos e que gostamos também de partilhar com quem nos visita e que traz a alegria do Natal a toda a cidade, dando-lhe um cunho único, porque julgo que não há nenhuma cidade onde a vivência do Natal tenha estas características e onde toda a gente, basta pôr um pé na rua, sinta que estamos no Natal», disse Conceição Estudante, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano.
A governante falou da importância de um clima natalício próprio mas realçou que todos os anos o mesmo é sujeito à renovação e à criatividade.
Exemplo disso, referiu a governante, são «os aspectos decorativos que envolvem não apenas as placas mas também os motivos das iluminações e até o próprio espectáculo do fim-de-ano», que se apresenta sempre novo e renovado, já que as temáticas diferem e as tecnologias evoluem.

Seis projectos fixos

A secretária regional do Turismo e Transportes salientou, por outro lado, que na edição deste ano houve uma preocupação de «homogeneizar» os trabalhos de todas as empresas que colaboram com o Governo Regional.
«Há uma homogeneidade dos projectos criando, até do ponto de vista das cores e dos motivos, não uma desintegração dos projectos mas uma integração», disse Conceição Estudante, acrescentando que essa homogeneização será notada de placa para placa central.
A animação de rua será feita, essencialmente, a partir de seis projectos fixos: na placa central mais junta à Sé estará o presépio de Natal; à frente da Secretaria do Turismo e Transportes ficarão os “Desejos de Natal”; e à frente do Jardim Municipal e entre o Jardim e o Teatro Municipal Baltazar Dias será criado o “Natal das Crianças”. A secretária regional explicou que esta última placa terá, porventura, a maior interacção, uma vez que acolherá «várias actividades, vários espectáculos (entre eles um de fantoches) onde se pretende que, de facto, as crianças sejam os principais destinatários».
Além destes três projectos fixos, será recriada a Aldeia Etnográfica, no Largo da Restauração, e feita uma decoração no Largo do Chafariz e uma exposição no espaço Infoarte, no prédio da Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
A exposição Infoarte irá mostrar diferentes árvores de Natal, decoradas por vários artistas madeirenses. «Tenho a impressão que vamos ter surpresas muito agradáveis, relativamente à forma como serão decoradas as árvores de Natal», disse a governante.
Já quanto ao espectáculo de fogo-de-artifício, este irá abordar a bio-diversidade – tema que, de resto, irá acompanhar todos os eventos do calendário de animação da Madeira para 2010, à semelhança do que aconteceu este ano com a Astronomia.
Para 2010, «começamos já com o fogo-de-artifício onde se procurará, através das suas formas, encontrar referências sobretudo na flora madeirense», disse Conceição Estudante, explicando que o fogo terá formas de flores, como estrelícias e orquídeas. «Vamos ter 21 quadros em que, para além das flores, vamos procurar identificar - vamos ter de fazer algum esforço - bananeiras, golfinhos, pombos trocazes e ouriços do mar», disse a governante, admitindo que, nalguns casos, não será tarefa fácil.

Ocupação semelhante
ao ano passado


Quanto à ocupação hoteleira, Conceição Estudante referiu que neste momento as previsões apontam para um ligeiro decréscimo no Natal (50%, em 2008) mas acredita que a percentagem ainda se possa aproximar da do ano passado. Em relação ao fim do ano, as estimativas sugerem uma ocupação até superior à do ano passado.
Por outro lado, Conceição Estudante aproveitou o momento para defender os resultados no turismo nos primeiros nove meses deste ano, face a difícil conjuntura.
«Não vamos ter os mesmos resultados que o ano passado, mas é bom lembrar que em 2008, enquanto outros destinos turísticos já apresentavam resultados negativos no final do ano, a Madeira apresentou um resultado positivo», destacou a governante.
Já no que diz respeito aos primeiros nove meses de 2009, Conceição Estudante disse que a Madeira recebeu 834 mil hóspedes (-11% do que em igual período do ano passado), 4,4 milhões de dormidas, 55,4% de ocupação hoteleira (-5%, face ao período homólogo de 2008) e, com um aumento de camas este ano de 3,8%, o rendimento por quarto baixou de 36,77 euros para 32,64 euros.
«Estes números são melhores, quer em quantidade, quer em qualidade com o todo nacional», comparou Conceição Estudante, reconhecendo, porém, haver uma regressão nos números face a 2008, mas garantindo, com base na estatística, que há capacidade de recuperação.


Apelo à generosidade

Será colocado um Pai Natal gigante na placa central junto à Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Esta figura irá receber as prendas que generosamente os madeirenses (e até turistas) queiram oferecer a crianças e jovens carenciados. A ideia, que faz parte do projecto das festas de Natal e Fim-de-Ano do Turismo madeirense, é formar uma corrente de solidariedade entre as pessoas e poder levar alegria a quem, infelizmente, padece de várias necessidades.
«A missão do Pai Natal será a de recolher as prendas que cada um de nós possa oferecer. Cada um poderá comprar um presente extra, não para os familiares e amigos, mas para um amigo desconhecido», sugeriu a secretária regional do Turismo e Transportes.
Os presentes serão entregues às crianças, sobretudo às mais pequeninas, que estejam em estabelecimentos de solidariedade social. Os principais destinatários desta intervenção serão o Centro de Acolhimento de São Tiago e o Aconchego. Mas o leque não será fechado às crianças mais pequenas. As prendas podem ser dos 0 aos 12 anos de idade, porque o Abrigo da Nossa Senhora da Conceição e o Patronato de São Filipe também integram o projecto. As prendas serão distribuídas a 6 de Janeiro.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos