quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Paquete da costa regressa hoje ao Funchal com 2.322 turistas em transito




Data: 19-11-2009

O porto do Funchal regista última escala deste ano do paquete 'Costa Luminosa', o qual tem chegada prevista para as 7.15 horas. Procedente do porto de Tenerife, o mesmo viaja com um total de 2.322 passageiros, maioritariamente de nacionalidade italiana, os quais são servidos por uma tripulação constituída por 914 elementos.

De referir que esta é a sexta escala deste paquete na Pontinha, a primeira das quais ocorreu a 25 de Setembro desde ano, e que, segundo conseguimos apurar, o seu regresso à Madeira terá lugar a 17 de Setembro do próximo ano.

Com 92.600 toneladas de arqueação bruta e capacidade para receber 2.826 passageiros, distribuídos pelas 1.130 cabines, o 'Costa Luminosa' está equipado com o sistema ambiental 'cold ironing', que consiste na possibilidade do mesmo receber energia eléctrica do exterior no decorrer das suas escalas. Como curiosidade de referir que este paquete disponibiliza, com custo adicional para o turistas, jogos da Play Station Word, serviço que resultou de um protocolo celebrado entre a companhia Sony e a Costa Cruzeiros. Com um simulador de corridas de formula 1, o 'Costa Luminosa' oferece ainda aos seus turistas uma sala de cinema a quatro dimensões bem como um simulador de golfe de última geração, o qual permite a pratica em 37 campos diferentes, todos com 18 buracos. O final desta escala de hoje do 'Costa Luminosa' na Madeira terá lugar às 17.30 horas, tendo como destino o porto de Málaga. Super petroleiro ao largo



A outro nível de referir a presença, ao final da manhã de ontem, ao largo do Funchal, a cerca de 4,5 milhas náuticas, do navio tanque 'Saturn Glory', que navega com bandeira alemã. Com efeito este navio realizou uma aproximação ao porto do Funchal para proceder ao desembarque e embarque de tripulantes. Procedente de Roterdão, na Holanda, o mesmo zarpou com destino a alto mar. Esta operação esteve a cargo da navegação Blandy e decorreu entre as 12 e as 13 horas. Sobre este navio de referir que o mesmo foi construído no estaleiro naval Coreano 'Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., Ltd, na Coreia do Sul, tendo o assentamento da respectiva quilha ocorrido a 12 de Agosto de 1997 e entrado ao serviço a 1 de Fevereiro do ano seguinte. Das suas principais dimensões de salientar que o 'Saturn Glory' tem uma arqueação de 156.540 TAB, mede 331 metros de comprimento e tem uma boca (largura) de 58 metros.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos