terça-feira, 17 de novembro de 2009

Instituto dos Oceanos nasce ainda este ano (Madeira)

Esta ONG será "uma plataforma de convergência" para gerir melhor os recursos do mar
Data: 17-11-2009



O Instituto dos Oceanos, uma Organização Não Governamental (ONG) inserido numa rede internacional de investigação, que tem por objectivo posicionar a Madeira numa estratégia global em termos de exploração dos recursos marinhos, vai nascer na Região até final do ano. A informação foi avançada à TSF-Madeira, ontem, Dia do Mar, pelo biólogo madeirense Domingos Abreu, bastonário da Ordem dos Biólogos.

"Num mundo em que é cada vez mais global e mais pequeno, o mar é um meio de transporte. Nós estamos numa perspectiva de posicionamento geográfico que é um 'interface' entre três ou quatro continentes , entre o sul e o norte e temos, do ponto de vista logístico, um papel a jogar", revela.

Domingos Abreu é um dos membros fundadores desta ONG, muito orientada para o conhecimento e a gestão dos recursos. O Instituto dos Oceanos promete fomentar parcerias e ser mais um actor contribuinte para o desenvolvimento sustentável do planeta e das regiões. A investigação, as gestões portuária e do litoral, a biologia, a ecologia ou as alterações climáticas são as grandes bandeiras desta ONG, que surge com o propósito de ser uma "plataforma de convergência" dos mais diversos pólos de investigação. É que "muitas vezes falta a capacidade de criar um espaço de confluência, de participação" para "encontrar mecanismos e o acesso a meios financeiros que permitam fazer uma gestão dos oceanos de uma forma global", observa o biólogo madeirense.

Para já, a prioridade passa pela constituição do Instituto dos Oceanos, algo que Domingos Abreu, prevê estar concluído antes do final do ano. Só depois, os membros fundadores vão deliberar, estatutariamente, que entidade ficará incumbida pela gestão desta ONG na Região.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos