segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Igreja do Jardim da Serra é objectivo cumprido

Cerimónias da Dedicação decorreu ontem
































(Fotos DN Madeira, Jornal da Madeira ,PGRAM e Hi5 JardimdaSerra)





Com a dedicação e bênção do altar da igreja de São Tiago a população da paróquia do Jardim da Serra viu concretizado um objectivo que há muitos anos esperava.
As cerimónias, que decorreram ontem de manhã, foram presididas por D. António Carrilho e iniciaram-se com a entrega entrega simbólica da chave daquela igreja ao bispo da Diocese, seguindo-se a celebração da Eucaristia, concelebrada por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito da Diocese do Funchal, Pe. Eleutério Ornelas, pároco do Jardim da Serra, Pe. Mário Tavares, anterior pároco, Pe. José Luís Rodrigues, Pe. Manuel Ornelas, Pe. Francisco Caldeira e Cónego Carlos Duarte.
A chuva e o nevoeiro não constituíram impedimento às muitas centenas de pessoas que participaram nas cerimónias, enchendo por completo o vasto templo, que tem uma capacidade de 425 lugares sentados mas que poderá atingir os mil em dias de festa como o de ontem.
O presidente do Governo Regional da Madeira, o secretário regional do Equipamento Social, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o presidente da Junta de Freguesia do Jardim da Serra, marcaram presença nesta celebração.
O grupo coral da paróquia solenizou a missa na qual se incluíram a bênção do altar e das cruzes, tendo esta cerimónia sido feita pelo Bispo do Funchal, bispo emérito, e pelo actual e anterior pároco de Jardim da Serra.
Na homilia D. António Carrilho recordou alguns aspectos históricos daquela paróquia, salientando que desde há muitos anos que a comunidade paroquial ansiava por um templo amplo e com dignidade como é o actual. Sublinhou que aquele era um dia de muita alegria para o Jardim da Serra e para a Diocese do Funchal e agradeceu os apoios do Governo Regional da Madeira, bem como o empenho na concretização deste templo por parte de D. Teodoro de Faria e dos párocos. Também o povo daquela freguesia mereceu palavras de elogio e de agradecimento pelo apoio dado na obra.
O prelado funchalense fez algumas reflexões sobre as leituras proclamadas e enunciou alguns aspectos das diversas fases da dedicação da igreja sublinhando que com a unção, o altar torna-se símbolo de Cristo que é chamado ungido, isto é, consagrado. A unção da igreja significa que, toda aquele templo está consagrado ao culto cristão.
Os ritos de ungir, incensar, revestir e iluminar o altar manifestam, por meio de sinais visíveis, algo das obras invisíveis que o Senhor realiza através dos divinos mistérios da Igreja, sobretudo pela celebração da Eucaristia. A iluminação do altar, seguida pela iluminação da igreja, lembra-nos que Cristo é a luz para a revelação aos povos com a sua claridade resplandece a Igreja, e, através desta, toda a família humana.
D. António Carrilho disse ainda que aquele era um dia de muita alegria para a comunidade paroquial do Jardim da Serra, recordando também os emigrantes daquela localidade que mesmo longe da sua terra natal não a esquecem e também ontem viveram um dia muito especial. A alegria visível na face dos paroquianos do Jardim da Serra, por terem uma nova igreja também se manifestou pelos aplausos em diversos momentos das cerimónias de ontem.
No final da celebração o pároco, Pe. Eleutério Ornelas agradeceu o apoio recebido para as obras da nova igreja e manifestou a sua alegria pela concretização daquela importante obra.
D. António Carrilho anunciou que a Diocese do Funchal ofereceu a pia baptismal para aquele novo templo.
A igreja de São Tiago, cujo projecto é do arquitecto Cunha Paredes, tem uma área de 1.074,59m2 e custou cerca de 1.900.000 euros pagos pelo Governo Regional da Madeira.
A este valor acrescenta-se o investimento de cerca de 700.000 euros feito pela fábrica da igreja e pela comunidade paroquial para aquisição do terreno confinante a nascente, bem como da arte sacra para o interior da igreja.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos