quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Semana Bio Madeira decorre entre 23 e 29 de Novembro em vários pontos da ilha

Agricultura biológica representa 5% do cultivo





Pelo terceiro ano, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (SRARN), através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), realiza a Semana Bio Madeira 2009. Este evento, que decorre entre os dias 23 e 29 de Novembro, associa-se às comemorações internacionais, que têm como principal objectivo o de sensibilizar a comunidade em geral para os benefícios económicos, sociais e ambientais da agricultura biológica.
Actualmente, a produção biológica na Região representa 5 por cento da área total de cultivo. O número foi ontem avançado pelo director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Melvill de Araújo, durante a apresentação do programa da Semana Bio Madeira 2009, que decorreu no auditório da SRARN. O governante revelou que no ano passado, foram transaccionadas cerca de 240 toneladas de produtos biológicos, isto para além das 130 toneladas de banana. A produção biológica está a aumentar na Região, dada a procura do mercado e ainda devido às acções de sensibilização da DRADR que só este ano já somam as 40, formações estas que foram desenvolvidas em escolas, casas do povo, autarquias e unidades hoteleiras. No total, 900 pessoas entre agricultores, alunos, professores, encarregados de educação e público em geral receberam informação sobre os produtos biológicos.
Relativamente ao programa do evento, Bernardo Araújo define as actividades como sendo «multidisciplinares e dinâmicas», envolvendo a participação de 70 entidades públicas e privadas.
A abertura da Semana Bio Madeira, com o tema “Cultivar Sustentabilidade”, está agendada para as 11 horas do dia 23 de Novembro com a abertura da Feira de Agricultura biológica, no Largo da Restauração. Ainda neste local haverá demonstrações gastronómicas com produtos regionais biológicos, realizados por diversos chefes de cozinhas de unidades hoteleiras da Madeira. Serão apresentados livros sobre o tema, dirigidos a crianças e adultos, bem como haverá actuação de crianças em peças de teatro e num concurso musical, promovidos pelas escolas.
No entanto, estão programadas actividades para outros pontos da Madeira, incluindo o Porto Santo.
Ao longo da semana, os centros de experimentação e demonstração agrícola estarão abertos à população; haverá uma palestra promovida pela universidade da Madeira, sobre “Alimentação e Saúde” e a “Importância da Biodiversidade e Recursos Agrícolas no Desenvolvimento Sustentado”; uma outra conferência sobre a produção biológica da vinha decorrerá em São Vicente e a Ecoteca Municipal do Porto Santo receberá ainda diversas iniciativas. No último dia, irá decorrer a plantação de plantas endémicas.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos