segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Santana cria gabinete para apoiar emigrante

Rui Moisés diz ser ainda fundamental implementar gestão eficaz na Autarquia






A Câmara Municipal de Santana tem, como uma das metas a atingir, o desenvolvimento de acções que promovam a captação de investimento privado e a empregabilidade do concelho.
Rui Moisés, presidente da Câmara Municipal de Santana, fala ainda «em promover uma relação de proximidade com o tecido empresarial, em estimular os agentes económicos locais para a qualidade dos serviços e produtos, em apostar na modernização e diversificação da economia rural, em realizar Contratos-Programa com as diferentes instituições do concelho».
O autarca, em declarações ao JM, diz ser ainda fundamental incrementar uma gestão eficaz na Autarquia, efectuar candidaturas aos programas comunitários e estabelecer Contratos-Programa com o Governo Regional.
Ao nível do Urbanismo, diz ser objectivo continuar a rever o Plano Director Municipal, incrementar a construção da arquitectura tradicional, implementar a toponímia e sinalética comum a todas as freguesias do concelho, colocar “Muppies” nos centros de todas as freguesias do concelho.
O nosso interlocutor anuncia ainda que a Câmara Municipal de Santana vai «estabelecer parcerias com diferentes instituições locais, colaborar com instituições que promovam acções de interesse municipal, fortalecer a relação entre entidades públicas e privadas, rentabilizar recursos e serviços de entidades públicas».
«Criar um gabinete de acompanhamento ao emigrante, fomentar o relacionamento com entidades nacionais e internacionais que promovam o nosso concelho, coordenar a dinâmica de acção da Autarquia com as Juntas de Freguesia, potenciando os recursos existentes e consequentemente a sua eficácia.
Ao nível da agricultura, a edilidade vai ainda tudo fazer no sentido de valorizar e dignificar o sector, conforme refere Rui Moisés.
Assim, está no plano «proceder à abertura de caminhos agrícolas, comemorar o Dia Mundial do Agricultor, referenciar Santana como concelho de qualidade agrícola, estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para formação, qualificação dos agricultores, promoção e comercialização de produtos, cooperar com a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais em múltiplas acções de intervenção na área agrícola, promover junto dos agricultores e consumidores as vantagens da agricultura biológica, estimular o crescimento da agricultura empresarial e dinamizar a produção de energias renováveis nas explorações agrícolas».

Rui Moisés quer descentralizar serviços

A Câmara de Santana vai descentralizar os serviços camarários mais próximos das pessoas, nomeadamente no pagamento da água.
Rui Moisés anuncia, por outro lado, que a edilidade vai «efectuar a candidatura do concelho de Santana à Rede da Biosfera UNESCO, requalificar os jardins públicos e miradouros, limpar e manter as estradas, veredas, levadas e escarpas, florir vários caminhos municipais, estabelecer parcerias no combate às plantas infestantes e criar programas de educação ambiental.
Também irá «promover as energias renováveis em infra-estruturas públicas e privadas, requalificar os cemitérios, fomentar a recolha selectiva, recolher os resíduos especiais, óleos alimentares, óleos de automóveis, lâmpadas, rolhas,…), promover a compostagem doméstica, gerir com eficácia os resíduos orgânicos e reparar, substituir e ligar as redes de abastecimento de água potável».
Rui Moisés diz que outros objectivos são: «Proceder ao tratamento da água potável e incentivar a poupança da água, limpar os leitos das ribeiras e córregos, regular e acompanhar o processo de extracção de inertes, implementar o programa eco-escolas no concelho, valorizar projectos com a temática ambiental, comemorar os dias alusivos ao ambiente, dinamizar, limpar e manter as zonas balneares existentes (Faial e São Jorge) e a construir (Arco de São Jorge), aumentar a rede de saneamento básico e tratar as águas residuais».


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos