sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Noite de glória na Guilghall de Londres para uma empresa e um vinho da Madeira

Madeira Wine e 'Barbeito' distinguidos em Londres

Data: 27-11-2009

(Guildhall)



(Ricardo Diogo)


A Madeira Wine Company foi ontem à noite distinguida como a melhor empresa do sector de vinhos fortificados a operar em Londres. Uma distinção que confirma o prestígio do Vinho Madeira produzido na casa, que tem vindo a merecer inúmeras distinções a nível internacional, depois de Francisco Albuquerque sido eleito o enólogo do ano por três vezes.

Numa gala que decorreu ontem à noite no histórico Guildhall, na City de Londres, a gala anual de entrega dos troféus da International Wine & Spirit Competition elegeu um Vinho Madeira Malvasia 30 anos, lote especial, produzido pela empresa Vinhos Barbeito (Madeira) como o melhor vinho fortificado.

Além desta medalha de ouro e do troféu para o Melhor Vinho Fortificado do Mundo 2009, a empresa Vinhos Barbeito arrecadou ainda nesta competição mais uma medalha de ouro para o vinho Malvasia Old Reserve 10 anos, bem como outras cinco medalhas de prata; melhor da classe para os vinhos 'Veramar cinco anos Boal'; 'Malvasia vinte anos Lote 7199'; 'Barbeito Single Harvest 1997 Meio Seco'; 'Verdelho Old Reserve dez anos' e 'Sercial Old Reserve 10 anos' e ainda duas medalhas de prata para os vinhos 'Malvasia 1994 Colheita Single Cask 232c' e 'Boal Old Reserve 10 anos'.

Todos estes vinhos foram elaborados por Ricardo Diogo, enólogo daquela empresa.

A International Wine & Spirit Competition, fundada em 1969, tem como objectivo promover a qualidade e a excelência dos melhores vinhos, vinhos espirituosos e licorosos do mundo.

Este estatuto é obtido através de um rigoroso processo de selecção promovido em duas etapas: prova cega por profissionais e análise técnica (química e microbiológica).

Em 2008 a competição recebeu mais de 7000 concorrentes de 80 países.

As respectivas medalhas e troféus são os mais prestigiados prémios concedidos no mercado representando os melhores vinhos do mundo. Os concorrentes são premiados por categorias, divididas por país, região, variedade, estilo e 'Vintage'.

De registar que se trata da terceira distinção internacional obtida pela empresa Vinhos Barbeito durante o ano 2009, em diferente vinhos. A primeira foi alcançada no Internacional Wine Challange, onde seu 'Verdelho Old Reserve, 10 Years Old' arrecadou o Madeira Trophy, medalha de ouro e trofeu Champion fortified.

Depois, no Japan Wine Challenge foi atribuído o Best Portuguese Wine and Best fortified Wine ao 'Malvasia Old Reserve' e finalmente o Trophy for Worldwide Fortified Wine 2009 and Gold Medal (Best in Class) na Internacional Wine and Spirit Competition, com o vinho Malvasia 30 anos, lote especial.

Família Blandy uma referência na produção do vinho Madeira desde 1811

A Madeira Wine Company é a 'jóia da coroa' da família Blandy. Responsável pelo negócio do Vinho Madeira desde 1811, só em 1913 é que se constitui a Madeira Wine Association, uma associação comercial cujos objectivos primordiais foram a promoção do Vinho Madeira nos mercados internacionais e a melhoria da eficiência e da qualidade na produção.

Em 1925, as famílias Blandy e Leacock juntam-se à associação, seguidas, alguns anos mais tarde, pelas famílias Miles e Cossart Gordon. Estava assim criada a maior empresa produtora e exportadora de Vinho Madeira.

Nos finais dos anos 70, a família Blandy adquiriu uma posição de controlo na sociedade, para em 1989 endereçar um convite à família Symington, reconhecidos produtores de Vinho do Porto há mais de 100 anos e durante quatro gerações, a quem se juntaram em partenariado, com o principal objectivo de aumentar as vendas a partir do melhoramento dos métodos de produção e no reforço da rede de distribuição das reconhecidas marcas Blandy's, Cossart Gordon - a mais antiga de todas as companhias de Vinho Madeira, pois data de 1745 - Leacock's e Miles.

Responsável pela exportação de 48% do Vinho Madeira com mais de 5 anos, a Madeira Wine é a empresa líder na produção e exportação de Vinho Madeira premium, tendo na 'The Old BlandyWine Lodge', na Avenida Arriaga, uma a adega histórica que é visitada por mais de 200 mil pessoas por ano. Esta encorpora parte do antigo mosteiro franciscano que data do século XVII.A Madeira Wine foi a primeira empresa do sector certificada com o sistema de qualidade ISO 9002, neste caso pela Lody's Register (2000).

Nos últimos anos, a qualidade e a excelência dos vinhos da Madeira Wine Company têm sido reconhecida com os mais prestigiados prémios internacionais da especialidade.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos