terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mundo Singular- Complexo Millenium Link na Escócia














O Millennium Link é um ambicioso projecto de 84,5m de comprimento idealizado com o objetivo de restaurar a navegação pela Escócia entre o histórico Forth & Clyde Canal e o Union Canal, conseguindo assim um corredor que reactivaria a actividade no centro da Escócia.
O maior desafio para alcançar esse objectivo era o desnível existente entre os dois canais: o Forth & Clyde Canal está 35m (115pés) acima do nível do Union Central. Antigamente, os dois canais eram conectados em Falkirk por um uma série de 11 eclusas distribuídas ao longo de 1,5 km, mas esta conexão foi desactivada em 1933.
Assim era preciso encontrar um método rápido e simples, que conectasse os dois canais içando os barcos pelos 35 m. de desnível. A British Waterways, apresentou uma solução visionária aproveitando a oportunidade para criar uma estrutura espectacular que com certeza seria perfeita para a comemoração do milénio, e um símbolo para o futuro: o Falkirk Wheel - o primeiro elevador giratório de barcos do mundo.
Conectando dois canais com mais de 115 pés de desnível, o Falkirk Wheel é uma solução inovadora que resolve o velho problema de transferir os barcos entre níveis diferentes. O complexo foi o produto do trabalho conjunto da British Waterways, da Ove Arup Consultants, a Butterley Engineering e o escritório de arquitetura RMJM.
O design da Falkirk Wheel explora a simplicidade da física, impondo o mínimo de energia necessário para girar uma massa fenomenal de água e aço com graça e elegância. A grande Roda é movimentada por 10 motores hidráulicos responsáveis pelo giro das duas gôndolas, que acomodam até 4 barcos de 20 metros de uma vez cada uma, e possui a capacidade de levantar 600 toneladas de água a 35 metros de altura em menos de 15 minutos.
O complexo Millennium Link está integrado por 4 elementos: um Centro de Visitantes, um lago inferior, o elevador (Falkirk Whee), e o aqueduto superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos