quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Médicos de família para todos num prazo de três anos (Madeira)

Almada Cardoso garante


Toda a Região estará servida de médicos de família dentro de dois ou três anos, garante ao JORNAL da MADEIRA o presidente do Serviço de Saúde da RAM. Almada Cardoso lembra que as faltas estão a ser colmatadas, aos poucos e poucos. Este ano, como já é do conhecimento público, entram em formação dez novos especialistas. A outro nível, aquele responsável assevera que todos os centros de saúde da RAM serão avaliados em termos de certificação de qualidade.





Almada Cardoso diz que, dentro de dois a três anos, a Madeira deverá ter médicos de família para toda a gente, face aos esforços que o Serviço de Saúde da RAM está a desenvolver nesse sentido.
O presidente do SESARAM assume que a Região, presentemente, não tem médicos de família para toda a gente.
«Cerca de metade dos utentes não têm médico de família, apesar de durante o próximo ano a situação ir melhorar substancialmente, porque vários médicos vão acabar, a nível nacional, a especialidade. E conseguimos dez vagas de internato em Medicina Geral e Familiar, para serem cumpridas cá», recorda.
O nosso interlocutor destaca que aqueles médicos vão ser incorporados nos centros de saúde. E enaltece: «Tal deve-se aos médicos mais velhos, que se predispuseram a dar formação a esses mesmos novos médicos. Há um esforço muito grande por parte daqueles, porque sem tutor não pode haver formação nem capacidade formativa. O Colégio de Medicina Familiar da Ordem dos Médicos tem-nos concedido essa capacidade de formação e isso é devido ao esforço dos médicos mais velhos, que têm aceitado treiná-los, o que tem permitido uma formação mais elevada».
Almada Cardoso sublinha ainda que a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, através do SESARAM, está a formar equipas de saúde, liderada por um médico e com duas enfermeiras. «Uma para fazer a avaliação da enfermagem ao nível da pré-consulta médica e outra para fazer as visitas domiciliárias. Tudo isto orientado pelo médico de família», acrescenta.
O nosso interlocutor sublinha ainda que «houve a grande reorganização dos centros de saúde, que foi o funcionamento por agrupamentos».
«Neste momento, está-se a passar à certificação de qualidade de centros de saúde, através do King's Found Health Quality Services, que também certifica o Hospital. Os seus técnicos já vieram numa primeira visita, fizeram um manual de qualidade, para ser aplicado em cinco centros de saúde (Porto Santo, São Vicente, Ribeira Brava, Machico e Caniço). Mas as suas normas de qualidade serão depois estendidas, quando o processo inicial estiver concluído, a todos os centros de saúde da Região», complementa.
Quanto à beneficiação do Centro de Saúde do Bom Jesus, lembra que «há um rigor financeiro, com restrições orçamentais».
«Nós estamos a lançar essa obra. Já foi retirado de lá algum material antigo, desde turbinas a esterilizadoras, para organizar o espaço. Depois, iremos começar as obras. Já temos os planos funcionais e depois vamos avançar para os planos de arquitectura. Penso que até finais de 2010 poderemos arrancar com as obras», conclui.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos