quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Triagem no Aeroporto contra a Gripe A em breve



Data: 25-11-2009

Em breve, será criada, no Aeroporto da Madeira, uma Linha de Triagem contra a Gripe A. O anúncio foi feito, ontem de manhã, pelo presidente do Instituto da Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE), Maurício Melim, no seminário 'Avaliação de Riscos - Novos Riscos: A Gripe A', onde também aproveitou para expressar preocupação face ao facto de muitas pessoas não estarem a respeitar as medidas para evitar a propagação do vírus na Região.

O responsável disse que a direcção do Aeroporto da Madeira já adquiriu os sensores que deverão ser usados para detectar variações de temperatura nos passageiros. A par desta situação, já foi dada também formação aos técnicos de saúde.

Maurício Melim fez questão de frisar que as orientações dadas pelas entidades de Saúde Pública "devem ser seguidas", apontando que não é necessário entrar em alarmismos, mas que o bom senso determine o cumprimento das normas. "Temos de ter o dever cívico de evitar a propagação da gripe", recordou, referindo que constitui "um problema" o facto de as pessoas não levarem a sério o que é aconselhado.

O presidente do IASAÚDE disse ainda que as pessoas continuam sem atenção e "levam as crianças às escolas" mesmo quando apresentam sintomas de gripe. Por outro lado, frisa também que há adultos a frequentar os locais de trabalho nas mesmas condições, acrescentando que a Região continua a procurar "um equilíbrio" entre a fases de contenção e a actual etapa de mitigação, embora haja necessidade de passar para esta segunda, onde irão concentrar-se apenas nos casos mais graves.

Acidentes de trabalho decrescem na região

Ontem de manhã, na sessão de abertura do seminário, o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, apontou que, de acordo com dados disponibilizados pela Inspecção Regional de Trabalho, entre 2000 e 2008 se registou um "acentuado decréscimo" no número de acidentes de trabalho mortais na Região, passando de 10, em 2000, para 4, no ano passado.

Ao nível dos grandes sectores de actividade, a construção civil regista o maior número de ocorrências, ao concentrar mais de um terço dos acidentes, também não mortais ou com alguma gravidade.

O número de acidentes não mortais diminuiu em cerca de 1,7% entre 2000 e 2006.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos