quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cruzeiros rendem 40 milhões (Madeira)

Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira quer aumentar as receitas fazendo crescer as escalas nos meses mais fracos


A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira quer aumentar o número de escalas dos navios de cruzeiros, que hoje já são perto de 300, por ano. O objectivo é traçado numa altura em que a Administração se prepara para fazer um novo estudo sobre o grau de satisfação dos turistas de cruzeiro que nos visitam.





O turismo de cruzeiros gera uma receita de 40 milhões de euros, por ano, mas a APRAM quer aumentar essa verba, esbatendo a sazonalidade que o Porto do Funchal tem especialmente nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto.
Uma das formas encontradas é através da associação a outras infra-estruturas semelhantes. A entrada dos portos da Madeira e do Porto Santo para a família da Medcruise faz parte dessa estratégia. Ao tornarem-se parceiros, os portos da Região apresentam-se a novas rotas, as quais podem colmatar os espaços vazios nos meses de menor procura. Este é, aliás, um propósito que o presidente da APRAM, Bruno Freitas, sempre assumiu desde o início do seu mandato.
Por outro lado, a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) prepara-se para realizar um estudo de opinião para aferir o grau de satisfação dos passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro, à semelhança do que foi feito em 2005. O estudo pretende não só conhecer o grau de satisfação dos visitantes, mas também a opinião destes sobre o destino Madeira e sobre a avaliação que fazem ao serviço que lhes é oferecido.
O estudo, que irá ocorrer no primeiro semestre de 2010, visa ainda actualizar os dados sobre os gastos médios que cada um dos turistas e tripulantes faz enquanto está na ilha. Recorde-se que, em 2005, o estudo concluiu que cada passageiro gastava 70 euros, dia.
A Madeira quer agora também saber quanto gastam os tripulantes que nos visitam, sabendo que um estudo recente da União Europeia aponta para uma média diária de 25 euros.
Com este estudo de opinião, a APRAM pretender conhecer, de forma mais exacta, a evolução deste sector e, simultaneamente, actualizar os dados colhidos há quase cinco anos.

Inauguração
no primeiro semestre


Quanto à inauguração da nova Gare Marítima do Funchal, que já esteve prevista para Janeiro do próximo ano, a data será corrigida, devido a pequenos atrasos, e alargada para o primeiro semestre de 2010. O dia e o mês ainda não estão acertados.
De qualquer dos modos, e segundo soubemos, a estrutura física da gare estará concluída até ao final deste ano, ficando por montar ao longo dos primeiros seis meses de 2010 os equipamentos necessários para o funcionamento da gare.
Apesar do investimento de 12,8 milhões de euros na construção desta infra-estrutura, não haverá alteração nas taxas cobradas sobre o turismo de cruzeiros, segundo garante a Administração de Portos.
Para a APRAM, a construção da nova gare não é um «luxo» mas uma «necessidade» de uma região que ocupa o primeiro lugar nos portos do país, em termos de passageiros.
A obra vem dar resposta às novas exigências internacionais ao nível da segurança, da comodidade dos passageiros, entre outras.
O empreendimento caracteriza-se por um edifício com uma forma longa e estreita. O terminal terá 170 metros de comprimento e uma área de implantação aproximada de 3.000 metros quadrados com os procedimentos de embarque e desembarque dos passageiros dos cruzeiros.
As lojas estarão na zona de embarque embora possam existir algumas no piso térreo que têm acesso pelo exterior. A torre de controlo, que também lá ficará integrada, terá um acesso independente a partir da galeria exterior com acesso a uma área técnica.


Rubina Leal diz que há legislação que permite abertura até à meia-noite
Não abrem ao domingo porque não querem


A Associação de Comércio Tradicional defende o alargamento no sábado e abertura ao domingo dos estabelecimentos comerciais na baixa da cidade, por forma a “aproveitar” os muitos turistas que visitam, nos fins-de-semana, o Funchal nos navios de cruzeiro. Porém, a Câmara Municipal garante que nada impede que o comércio abra, porque desde 1999 que um decreto legislativo regional estabelece que os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 06h00 e as 24h00.
«Quer dizer que a abertura dos estabelecimentos comerciais depende exclusivamente do critério e da decisão do senhor comerciante», disse Rubina Leal, vereadora com o pelouro do comércio na Câmara Municipal do Funchal.
«Os comerciantes e as associações comerciais acabam por pôr o ónus em cima da Câmara sobre a decisão do horário, porque é mais fácil ser a câmara a decidir um horário para todos do que cada um ficar a olhar para o vizinho a ver a que horas é que ele fecha», disse Rubinal Leal, acrescentando que os comerciantes «têm a mania de dizer que o horário que vão cumprir é aquilo que a câmara disse, mas eles, na verdade, não são obrigados a cumprir».
O presidente da Associação do Comércio Tradicional, Lino Abreu, disse, por seu turno, que a alteração do horário de funcionamento dos estabelecimentos é um assunto que «merece toda a reflexão e o maior cuidado».
Lino Abreu defendeu a alteração do período de funcionamento no fim-de-semana, abrindo a partir das 10h00 e encerrando às 20h00.
O responsável crê que esta mudança vai ao encontro da «chegada das centenas e centenas de turistas» no final da semana. «Só no último fim-de-semana estiveram 6.300 turistas», os quais encontraram «uma cidade deserta e vazia».
Lino Abreu defendeu também que as autoridades deveriam promover passeios aos turistas pelo centro da cidade e que os museus e o Mercado dos Lavradores, enquanto pontos turísticos de interesse, deviam abrir ao fim-de-semana.


54 visitas de navios só em Novembro
Ainda há mais nove escalas até ao final do mês


Até ao final do mês ainda vão atracar nove navios. Estas são as últimas escalas de um total de 54 programadas para o mês de Novembro.
Assim, hoje o “AindaBella” regressa, numa escala solitária no Porto do Funchal.
O navio “Columbus” chega a 25 e o “Queen Victoria” a 26.
Há também o “Sovereign” a 27 e “Costa Concordia” a 28.
O “Independence of the Seas” volta ao Funchal a 29, acompanhado por “Arcadia” e “AidaLuna”.
A finalizar o mês, chega o “Island Escape”.
Das 54 escalas registas, destaque para os navios “Seabourn Odyssey”, que atracou a 2 de Novembro, e “Sovereign”, que estará cá a 27, por serem dois navios estreantes no Funchal.


Crescimento de 14% do número de passageiros
Porto do Funchal tem procura cada vez maior


Os portos da Madeira continuam a apresentar positivos, estando previsto para este ano um aumento de 14% no número de passageiros.
Os dados são recentes e mostram que, em termos de escala de navios, há uma subida de 8%, face a 2008.
A confirmarem-se as previsões da Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira, este ano poderá registar-se 291 escalas de navios na Região e a movimentação de mais de 460 mil passageiros, enquanto que, em 2008, os movimentos geraram 270 escalas e a passagem de 405.306 turistas.
Só em Novembro a APRAM prevê um total de 54 escalas e de 90 mil passageiros em trânsito no principal porto da região, o do Funchal.

Doze navios
no fim-de-ano


Em Dezembro, um mês que é normalmente considerado importante nas escalas dos navios de cruzeiro, devido às festividades de fim-de-ano, que podem juntar até 12 navios no dia 31 de Dezembro, a APRAM prevê 47 escalas, figurando cerca de 77 mil passageiros em curso.
De acordo com a informação da APRAM, Outubro foi, até à data, o mês do ano com maior número de escalas e de passageiros - com 34 escalas - a que equivalem 55.025 passageiros. Destes, 54.263 foram passageiros em trânsito, 366 embarcados e 996 desembarcados.
Importa, por fim, salientar que ,de Janeiro a Outubro, já se registaram na Região 189 escalas, representando 296.872 passageiros, sendo que, destes, 287.098 foram em trânsito, 4.902 embarcados e 4.872 desembarcados.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos