quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Inaguração do Caminho do Poço das Fontes na Freguesia de Santo António (Funchal)

Câmara do Funchal prossegue requalificação viária das zonas altas de Santo António
Vereda passa a estrada

A população da zona do Poço das Fontes, em Santo António, tem agora a vida mais facilitada, com a abertura de uma estrada que tem início no Caminho da Ladeira. O investimento da Câmara do Funchal ascendeu a 700 mil euros.




O presidente da Câmara Municipal do Funchal procedeu, ontem, à inauguração do Caminho do Poço das Fontes, na freguesia de Santo António. Trata-se de uma obra da responsabilidade da autarquia que ascendeu a quase 700 mil euros.
Na oportunidade, Miguel Albuquerque sublinhou o facto desta ser uma “obra importante na freguesia de Santo António ao nível das acessibilidades locais, que vai servir um grande núcleo populacional que, até então, não tinha acesso por uma estrada”.
A obra constava do programa camarário sendo que, aquando a sua construção, a autarquia aproveitou para “infraestruturar toda aquela zona, que vai servir a população residente da freguesia de Santo António”, reiterou.
Este novo acesso era, anteriormente uma pequena vereda, uma acessibilidade pedonal muito complicada, que agora permite dá azo à passagem de carros, facilitando a vida à população.
Para tornar esta obra possível, a Câmara Municipal contou com a colaboração da população, que cedeu os terrenos. O autarca salientou o facto tendo afirmado que “foi uma atitude cívica muito importante por parte das pessoas”.
O presidente da autarquia funchalense mostrou-se, também, satisfeito pelo facto de, mais uma vez, ter cumprido o que estava previsto para aquela freguesia, apesar das restrições financeiras.
“Cumprimos os nossos objectivos, apesar de todas as dificuldades que as Câmaras enfrentam, neste momento, em termos financeiros”, apontou.
Este novo caminho tem início no Caminho da Ladeira e termina num impasse de inversão de marcha. A estrada com projecto realizado pela Câmara enquadra-se na política de requalificação viária das zonas altas de Santo António, a qual apresenta uma configuração com inclinações pouco acentuadas.
A largura da faixa de rodagem é de 5.5 metros. A rede comum de drenagem de águas pluviais e de distribuição de água de rega tem uma largura de 0.5 metros.
Foram executadas redes de distribuição de água potável, de canalização das águas pluviais e melhoramento da rede de iluminação pública existente.
Além das referidas redes, houve necessidade de proceder à movimentação de terras, contenção dos terrenos através da construção de muros de suporte em betão ciclópico, reposição de serventias de acesso às moradias e terrenos existentes e pavimentação.


Câmara projecta pequeno troço para 2010
A Câmara Municipal do Funchal vai avançar, no próximo ano, com a continuidade a um pequeno troço que ficou por concluir, aquando a abertura do Caminho do Poço das Fontes, na freguesia de Santo António, que foi ontem inaugurado.
Na oportunidade, o presidente da autarquia explicou o facto tendo em conta que na parte final da estrada, existe um impasse.
A autarquia vai dar continuidade ao pequeno troço que vai servir duas a três casas que existem naquela zona.
Esta obra deverá arrancar no próximo ano. Para que tal seja possível, vai ser inserida uma pequena verba no Orçamento Camarário, no sentido de levar a cabo essa acessibilidade a norte daquela estrada.
O edil explicou que este impasse ficou a dever-se a questões com os terrenos de maneira que, apesar das pessoas terem colaborado, “por vezes, há problemas jurídicos nas cedências de terrenos”, apontou.
Mas esta situação não representa uma dificuldade para o edil o qual afirmou que “o que me interessa é concretizar as coisas e, neste momento, isso está mais ou menos desbloqueado e vamos complementar estar obra com esse pequeno impasse no próximo ano”.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos