segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pontinha sem espaço em 24 dias de 2010

Agentes locais já estão a recusar escalas para certos dias do ano de 2011
Data: 30-11-2009



Há pelo menos 24 dias no próximo ano em que o Porto do Funchal não pode receber mais paquetes. Porque a escala simultânea de três grandes navios condiciona a utilização do porto em pelo menos 18 dias do ano, sendo certo que em outros quatro dias a Pontinha espera a escala de quatro paquetes. Mas em outros três dias do ano estão programadas cinco escalas simultâneas.

A consulta feita das escalas previstas pela APRAM permite concluir que em Março, Abril, Novembro e Dezembro o Porto do Funchal está condicionado. Curiosamente é nas escalas simultâneas de três paquetes que o número de dias sobe 20%.

O contacto feito com os agentes permite concluir que este ano todos eles já tiveram navios ao largo. Em seis ocasiões porque estiveram amarrados ao porto quatro navios, noutras três ocasiões cinco e mais navios, havendo outros quinze dias em que a presença de três paquetes foi suficiente para condicionar o porto.

O DIÁRIO sabe que um agente local já teve de convencer o seu armador a mudar uma escala prevista para 2011, já que o navio teria de ficar ao largo, o que a companhia recusou. Uma situação que não é um bom cartão de visita de um porto que privilegiou as suas infra-estruturas em terra, mas não investiu ao nível do cais acostável.

Em 2010 novos e grandes paquetes

O ano de 2010 ficará marcado pela passagem na Madeira de novos e grandes navios. Logo a 4 de Janeiro teremos o MSC Splendida, um navio com 333 metros e 138 mil toneladas. No dia seguinte será a vez do Silver Spirit. Em Abril há três estreias muito importantes: Tui Aqua, o Disney Magic e Celebrity Equinox.

Em Maio chega o Azura, num mês em que os madeirenses vão poder ver o Celebrity Eclipse e o Ocean Princess. Há muito aguardado, o AIDABlu passa a navegar nas águas da Madeira em Setembro, para em Outubro ser a vez do Aventure of The Seas.

Grande expectativa está reservada para a escala inaugural do novo Queen Elizabeth, a 21 de Outubro, estando para 5 de Novembro prevista a estreia do Seabourn TBW .


DN Madeira

2 comentários:

  1. E como viverão os 'bamboteiros' ( nome chamado aos vendedores de bambote - artesanato madeirense). Que futuro terão aqueles homens que, não tendo outro meio de subsistência, vivem da venda de artesanato aos turistas que nos visitam. Eles que, outrora, levaram o nosso bordado e os nosso vimes à boca do mundo. Que futuro terão Eles nesta nova conjuntura? De que serve Paquetes enormes se Eles não podem comercializar? Aqui fica perguntas sem respostas. E assim se desenvolve à custa dos 'desgraçados'. Quem os defende?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentario , sobre o endereço que pedio para ver :

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=598904
    já conhecia , infelizmente a pessoa que colocou essas fotos foi banida desse forum e por isso a quase um ano não a novidades da Madeira .

    Sobre o termo "bamboteiros" não conhecia e agradeço o esinamento .

    Por ter falado nessa profição hoje vou criar um tread de fotos antigas de bamboteiros

    Sobre eles não terem lugar para vender os seus produtos isso não é bem assim , não vão poder vender na rua ou nos barcos como antigamente.
    A nova Gare do Funchal tera varias lojas para a venda de produtos regionais , também nas renovações do Cabo Girão, Pico dos Barcelos e Pico da Torre em Câmara de Lobos havera pequenas lojas para venda de produtos regionais .

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos