sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IHM consegue verba para o bairro do Salão (Santa Cruz)

Visita de presidente do Instituto de Habitação à Região permite desbloquear situação







O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, ex INH, deu anteontem “luz verde” à comparticipação financeira para o empreendimento habitacional do Salão, em Santa Cruz, confirmou ontem, ao JM, o presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira. Estão assim reunidas as condições para que o complexo, a cargo da Câmara Municipal de Santa Cruz, seja concluído, após um impasse de dois anos.
O presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Nuno Vasconcelos, esteve, segunda-feira e terça-feira, na Região, a convite da IHM, para várias reuniões e visitas de trabalho.
Segundo Paulo Atouguia, foi para «tomar contacto no terreno com empreendimentos que são parcerias entre a IHM e a IHRU, bem como ainda para observar situações de construção nova, que já estão no terreno».
Os dois presidentes (da IHRU e da IHM) aproveitaram também para observar novos projectos, quer também analisar «algumas situações que têm de ser desbloqueadas, como o empreendimento do Salão, em Santa Cruz, desenvolvido pela edilidade local».
«Era necessário acertar os termos da comparticipação financeira da IRU. O que se acordou agora, por forma a que a Câmara possa, assim, vir a concluir as obras», disse.
Também se visitaram alguns empreendimentos de promoção municipal e cooperativa, no Funchal, bem como algumas iniciativas de reabilitação de bairros sociais, nomeadamente os de São Gonçalo e da Palmeira (Câmara de Lobos) e o da Nogueira (parcial). Está previsto o apoio nacional para estes três projectos.
«Também tivemos a ocasião de apresentar alguns projectos que, embora não contem com a comparticipação nacional, são interessantes, porque acabam por ser pioneiros a nível nacional: recuperação dos espaços de lazer do Bairro da Nazaré, que vamos candidatar ao programa “intervir +”, o programa de arrendamento privado, o regime de venda de fogos de habitação social e algumas iniciativas recentes, como é o caso do apoio a desempregados no pagamento de rendas de habitação e de créditos bancários para aquisição de habitação, que são iniciativas exclusivas da Madeira», salientou.
Segundo Paulo Atouguia, Nuno Vasconcelos reconheceu que através dos seus poderes legislativos próprios, a Madeira está, neste aspecto, um passo em frente em relação ao todo nacional.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos