quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Energias renováveis com bom desempenho

A Madeira espera alcançar em 2017 o objectivo dos 30% de integração na distribuiçãoco às companhias aéreas
Data: 26-11-2009

O IV Fórum Mundial sobre Economia e Desenvolvimento Regional vai realizar-se no Funchal em 2011, anunciou ontem Carlos Estudante, presidente da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADERAM).

Carlos Estudante falava no final de um 'workshop' sobre energias alternativas e renováveis, em que foram debatidos a situação que hoje se verifica nalguns países europeus, os progressos que se evidenciaram nos últimos anos e as recomendações que sobre esta matéria têm sido feitas pela União Europeia.

Christian Saublens, secretário-geral da EURADA, instituição europeia que organizou a reunião da Madeira juntamente com a ADERAM, fez questão em destacar que um dos objectivos deste 'workshop' foi debater a forma como as energias não-poluentes poderão ser integradas na redes de consumo até 20 a 30% nos próximos anos. O objectivo é atingir a curto prazo os 20% e os governos europeus devem acelerar os seus investimentos de forma a que em breve esses objectivos possam ser atingidos. Citou os exemplos de algumas cidades na Califórnia e de Zeland, na Dinamarca, onde esses desideratos já foram atingidos. Christian Saublens destacou a propósito a intervenção do representante da EDP - Energias Renováveis, Carlos Pereira da Silva, que falou dos trabalhos que, nesse sentido, têm sido desenvolvidos pela empresa portuguesa, e que, disse, são exemplares.

Desde há algum tempo que a EDP está a trabalhar com uma empresa alemã que está a transferir tecnologia para Portugal e que está a orientar um programa de instalação de parques de energia eólica, sendo os equipamentos construídos no País, com a cooperação de engenheiros e técnicos portugueses, o que será uma mais-valia para todos. Os objectivos que foram fixados pelo Governo estão a ser cumpridos, nomeadamente depois da constituição da empresa Eólicas de Portugal, onde a EDP é sócia maioritária.

Sobre a situação que hoje se vive na Região, que foi apresentado por um técnico da Electricidade da Madeira, Carlos Estudante, disse que os objectivos estão fixados e há vontade política de chegar também às metas que foram estabelecidas, em termos nacionais e europeus, embora o arquipélago dependa muito das condições do tempo, das chuvas e do vento, para cumprir os objectivos que apontam para a integração de 30% das renováveis na rede de distribuição regional até 2017.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos