sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Madeira distinguida como destino de excelência

Em 13 de 15 parâmetros de avaliação do Centro Mundial de Destinos Turísticos







Em declarações à agência Lusa, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, disse que "o resultado final é muito satisfatório", porque depois de terem sido definidos 15 parâmetros de avaliação, a Região, em todos eles, tem um desempenho acima da média.
"Em seis tem o nível de excelência, nos outros seis atingiu a alta performance e apenas em três teve o nível médio, mas que é sempre acima do nível de menor prestação", salientou.
Em Junho de 2008, a Região candidatou-se ao programa que já distinguiu locais como o Douro português, a Riviera Maya, a Cidade do México ou Andorra como locais em que o CED acredita que se cumprem os indicadores de qualidade de destino turístico de excelência.
Este sistema foi criado no seio da OMT e pretende fazer um diagnóstico da "performance" do destino turístico para que, a partir do resultado, "se avançasse no sentido de melhorar o destino", referiu.
O resultado "excede as nossas melhores expectativas e incentiva-nos a criar um clima de confiança e auto-estima relativamente ao que somos e ao que representamos, bem como à forma como somos vistos no exterior, porque à boa maneira portuguesa, temos a mania de dizermos mal de nós próprios e não nos valorizarmos", disse Conceição Estudante.
O relatório preliminar foi apresentado em Junho deste ano e depois de algumas correcções foi finalmente remetido à região, como documento final.
Na perspectiva do executivo madeirense, o resultado foi possível porque a "adesão foi quase de 100 por cento" e envolveu o trabalho de organismos públicos e privados, que de uma maneira ou outra lidam diariamente com o turismo.
"Mas isto também traz mais responsabilidades, porque há que manter os níveis de excelência, mas, ao mesmo tempo, é preciso subir os que estão menos bem, e o relatório já apresenta possíveis soluções ou novos projectos para que isso aconteça", realçou.
Para a Madeira, enquanto destino turístico, esta "é a oportunidade para valorizar o produto vendido fora de portas ao mesmo tempo que se podem negociar outros mercados", acrescentou.
Conceição Estudante considerou ainda que, a partir de agora, a Região "tem vantagens enormes quando comparados com outros destinos turísticos e tem possibilidade, efectiva, de potenciá-lo".



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos