quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Espectáculo pirotécnico do fim de ano já foi adjudicado à Macedo's

'Ilhas Afortunadas' em fogo

Data: 18-11-2009



O espectáculo de fogo-de-artifício do próximo fim de ano já foi adjudicado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT) à Macedo's Pirotecnia.

Segundo o que o DIÁRIO conseguiu apurar junto da SRTT, a adjudicação do concurso já foi também comunicada aos restantes concorrentes, estando a ser recolhida a informação necessária para formalizar o contrato com a 'Macedo's'.

Este ano, o tema do espectáculo pirotécnico do 'reveillon' será o das 'Ilhas Afortunadas'. Ao longo de oito minutos, a empresa responsável pelo fogo-de-artifício promete um espectáculo de oito minutos dividido em 21 quadros distintos, cada um deles inspirado directamente num elemento da fauna ou da flora madeirense.

De acordo com o projecto apresentado pela Macedo's Pirotecnia à SRTT, nos primeiros minutos de 2010 poderemos ver o fogo-de-artifício a 'desenhar' no céu estrelícias, agapantos, estreleiras, bananeiras, bis-bis, golfinhos, pombos-trocaz, ouriços do mar, entre muitos outros elementos.

O objectivo do tema do espectáculo pirotécnico proposto pela Macedo's e escolhido pela SRTT é também o de chamar a atenção para a importância da Floresta Laurissilva, declarada pela UNESCO como Património da Humanidade, procurando sensibilizar a população (residentes e os milhares de turistas que passam o fim de ano na Madeira), para a importância de preservar o património de diversidade biológica existente na Região. Refira-se ainda que o quadro de encerramento do espectáculo tem como inspiração o Ano Internacional da Biodiversidade, assinalado em 2010, e remeterá assim para a importância e necessidade de preservar os recursos naturais e as diversas formas de vida do planeta Terra.

De acordo com as informações fornecidas ao DIÁRIO pela SRTT, o espectáculo pirotécnico do próximo fim de ano está orçado em pouco mais de um milhão de euros. Esta será a nona vez, desde o ano 2000, que a Macedo's, empresa sedeada no Norte do país e com de grande tradição e experiência na área, será a responsável pelo fogo do fim de ano na Região. A 1 de Janeiro de 2007, foi a Macedo's que ajudou a por a Madeira no livro de recordes do 'Guinness' quando foi atribuído o título de 'maior espectáculo pirotécnico do mundo' ao fogo do 'reveillon'.

Apresentação a 24

É já no próximo dia 24 de Novembro que o programa de festas de Natal e fim de ano da Secretaria do Turismo e Transportes será apresentado à Comunicação Social. O programa final está já a ser delineado pelos responsáveis e deverão incluir não só as habituais iluminações de Natal e o espectáculo do fim de ano, como também animação de rua, a decoração da Placa Central , entre outros. No dia 27 de Novembro, a primeira fase das iluminações será ligada, estando marcada para 4 de Dezembro a ligação de todas as luzes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos