quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nova gare só em Março



Data: 18-11-2009

A Gare Internacional de Passageiros do Porto do Funchal só vai estar pronta a inaugurar em Março do próximo ano, confirmando-se o que o DIÁRIO já havia noticiado.

Ainda que os responsáveis pela Administração de Portos da Madeira tivessem garantido por mais de uma vez que a inauguração manter-se-ia para o mês de Dezembro, é certo que a obra não estará pronta até ao final do ano.

Segundo as informações recolhidas, a empresa construtora compromete-se a concluir este ano a estrutura principal da gare, a parte exterior, só que os trabalhos no interior vão prolongar-se até Março, mês em que a gare deverá ser inaugurada.

Este atraso é justificado, em parte, pelas alterações introduzidas ao projecto por parte do dono da obra pois tem sido preocupação da APRAM dar resposta a alguns pedidos dos agentes de navegação locais, adequado as estruturas à operacionalidade pretendida.

Estas alterações vieram garantir maior flexibilidade no uso de diferentes áreas da gare, tendo sido retiradas algumas estruturas fixas (paredes).

Recorde-se que a nova gare resulta de um investimento de 12,8 milhões de euros, com a União Europeia, através do Fundo de Coesão, a garantir 63% da verba, ficando a Portos da Madeira responsável por injectar cerca de 5 milhões de euros.

Constituída por três pisos e com cerca de 170 metros de comprimento, a área de implantação da gare rondará os 3 mil metros quadrados. No piso 0 ficarão os serviços que mais contactam com o público e no piso 1 os restantes. O terceiro piso será o da torre de controlo do movimento de navios, que terá um acesso independente.

Regatta no Funchal



O Porto do Funchal regista hoje a escala do 'Regatta', navio registado nas Ilhas Marshall e que navega de Tanger. Atracando às 7 horas, o navio com 181 metros de comprimento, 25,45 de boca e 30.200 toneladas de arqueação bruta, tem uma lotação de 684 passageiros, servidos por uma tripulação de 400 elementos, mas nesta sua viagem até a Região traz com 517 turistas a bordo.

O 'Regatta', deixa a Madeira pelas 17 horas, rumo ao porto de Hamilton.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos