segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Iluminações natalícias “vestem” o Funchal

Algumas artérias da capital madeirense já se encontram engalanadas







A pouco mais de um mês e meio para o Dia de Natal, as ruas da baixa da capital madeirense começam a enfeitar-se para a “Festa”, com a colocação das iluminações que ajudam a tornar o Funchal um grande presépio.
Centenas e centenas de lâmpadas de diversas cores e metros e metros de mangueiras de luzes que delimitam os motivos decorativos, fazem brilhar os 11 concelhos da Região que, aos poucos e poucos, vão-se preparando para a “Festa”.
Por exemplo, a Rua João de Deus, no Funchal, que vai desde as bombas de gasolina do Campo da Barca até à Escola Secundária Francisco Franco, já se encontra devidamente “vestida” para a época natalícia.
Na passada sexta-feira, dia 30 de Outubro, na parte da tarde praticamente metade das árvores daquela artéria já se encontravam vestidas com as “correntes de luzes” que estavam a ser colocadas, com o devido cuidado e perícia.
A tarefa parece fácil mas exige algum jeito por parte de quem as coloca, para que as lâmpadas fiquem distribuidas de forma equilibrada, facto que se torna mais visível depois de acesas.
Ontem, na parte da manhã, a Rua Dr. Fernão de Ornelas esteve encerrada para proceder à colocação dos suportes que vão acolher os enfeites de Natal. Ao que pudemos constatar, também, na Rua da Carreira já foram colocados os respectivos suportes.

Quatro estrelas gigantes “orientam” o povo no Mercado

O Mercado dos Lavradores, que acolhe um dos momentos altos da época natalícia, a tradicional Noite do Mercado, normalmente, do dia 23 para o dia 24 de Dezembro, também, já está a ser devidamente engalanado.
Na parte dianteira daquele espaço encontram-se quatro estrelas gigantes, duas das quais, mais pequenas que as restantes, de cor cinza e prateado, quais estrelas de Belém a orientar, neste caso, o povo que passa e a fazer lembrar que o Natal está próximo.
Depois de meses e meses a escutar o mundo a falar em crise, nada melhor que ver as luzes a surgirem aqui e ali e criar a expectativa da alegria que proporcionam, quando estão todas acesas. O facto de todos os anos, por esta altura, anoitecer mais cedo permite à população disfrutar um pouco mais do espectáculo e deixar que as luzes de Natal façam brilhar dentro do espírito de cada qual, a esperança de um amanhã melhor.

Luzes costumam acender no final do mês

As luzes foram ligadas, no ano passado, na última semana de Novembro permanecendo até bem pouco depois do Dia de Reis, que é festejado a 6 de Janeiro.
Nos restantes concelhos, normalmente, o interruptor é accionado na primeira semana de Dezembro. Em 2008, o arranque foi dado em São Vicente e Santa Cruz que acenderam as luzes logo no princípio do mês.
Os concelhos do Porto Moniz, Ponta do Sol, Ribeira Brava e Santana escolheram o dia 8 de Dezembro, Dia do Imaculado Coração de Maria. A Calheta e Machico optaram pela véspera e Câmara de Lobos, pela revéspera do dia santo.
A “ilha dourada” teve que esperar para meados do mês para ver as luzes brilharem, as quais irão, com certeza, brilhar novamente porque a experiência mostra que não há crise que apague o fervor do Natal madeirense.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos