sábado, 14 de novembro de 2009

Estação de Biologia Marinha recolhe dezena de tubarões (Funchal)




Cerca de uma dezena de tubarões Pata Roxa, conhecidos popularmente por 'Canejas', foram ontem recolhidas das lagoas do restaurante Vagrant por elementos da Estação de Biologia Marinha.

A recolha foi solicitada pela gerência do restaurante depois de se aperceber que os peixes, que foram colocados nas lagoas por pescadores, não conseguiam sobreviver às condições impostas pelo cativeiro.

"Os pescadores não gostam deste tipo de peixe e alguns, em vez de o atirarem de volta ao mar, vêm deitá-los nas nossas lagoas", explicou Nelson Faria, gerente do Vagrant, lembrando que, no ano passado, chegou a ter 18 'Canejas', alguns com graves feridas causadas pelos anzóis a nadar entre as mesas da sua esplanada. Mas, ao contrário do Peixe-sapo, que também são ali depositados pelos pescadores, e das Taínhas, capturadas a pedido do restaurante, os pequenos tubarões não se adaptam ao cativeiro.

Alguns dos peixes serão levados para o Aquário Municipal do Funchal e Aquário da Madeira, no Porto Moniz, enquanto que outros serão devolvidos ao mar, depois de terem recuperado das feridas e do tempo passado em cativeiro.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos