sábado, 14 de novembro de 2009

Ciclovia da Estrada Monumental ganha adeptos e gera consenso (Funchal)

"Foi dinheiro bem aplicado"




Lisete Serrão confessa que utiliza pouco a ciclovia da Estrada Monumental, mas já faz planos para mudar esses hábitos. "Estou a pensar comprar uma bicicleta", disse ao DIÁRIO, referindo que "foi dinheiro bem aplicado" aquele que permitiu a construção desta nova infra-estrutura que, até em dias de semana, ganha adeptos no 'jogging' ou num simples passeio a pé ou de bicicleta. O Forum Madeira criou, inclusive, um serviço de utilização de bicicletas, que chega a atingir os 30 utilizadores por dia, de segunda a sexta, e 60 aos fins-de-semana.

De olhar fixo no mar, os turistas são presença assídua. Dada a existência de várias unidades hoteleiras na zona, são muitos os que optam por um passeio matinal. Lisete Serrão aponta mesmo que esta poderá ser uma mais-valia para o turismo, uma vez que tem plena consciência da importância deste sector para a Região.

O facto de trabalhar perto do Centromar fez com que Graça Lagos ganhasse um hábito muito saudável na rotina diária. "À hora do almoço, vou sempre a pé até ao Lido", confessa, fazendo, com um braço, um gesto que atravessa a ciclovia e dá a ideia da extensão do percurso.

Graça entende que esta nova via veio trazer "ainda mais movimento" à zona. "Vê-se muitas crianças a andar de bicicleta, mas também adultos", conta, acrescentando que muitas vezes encontra turistas a desfrutar do espaço da mesma forma. Apesar da melhoria evidente, aguarda agora, com expectativa, a continuação da ciclovia até ao Lido.

Ontem, ao final da manhã, eram muitos os que aproveitavam o bom tempo e o sol praticando desporto na ciclovia. Mesmo em pleno dia de semana, o movimento, embora bem menor do que nos finais de tarde, denunciava já uma certa rotina. Acompanhada por uma amiga, Helena Soares aproveitou a manhã para uma corrida. "Eu já frequentava esta zona, mas agora está bem melhor", afirma, referindo que, mesmo ao fim-de-semana, quando o movimento é mais intenso, é sempre "agradável" percorrer toda a extensão.

Bicicletas ganham adeptos



Uma semana após a inauguração da ciclovia, o Forum Madeira criou um novo serviço, a pensar na utilização, por parte dos clientes desta superfície comercial, da nova área. "Assim que soubemos que a ciclovia ia abrir, automaticamente criámos o projecto e desenvolvemos 10 bicicletas que foram feitas à medida e que são mesmo de ciclovia", explicou ao DIÁRIO Vítor Rodrigues, da área de Marketing do Forum Madeira.

As 'Green', como se chamam, têm ganho cada vez mais adeptos. Estas bicicletas não são alugadas, basta apresentar um talão de 10 euros referente a uma compra feita no Forum - não é necessário ser do dia - para usufruir de uma hora de passeio grátis.

"Nos primeiros dias foi mais a curiosidade, mas, à medida que as semanas vão passando, o número vai aumentando", disse, frisando que é mais ao final do dia e aos fins-de-semana que há mais movimento.

Quanto ao perfil dos utilizadores, as mulheres lideram. De segunda a sexta, a média ronda os 30 utilizadores por dia, enquanto que, ao fim-de-semana, esse número duplica.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos