sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Utilização do computador e da Internet na Madeira acima da média nacional



Data: 06-11-2009

A Madeira está acima da média nacional no número de famílias com acesso ao computador e à Internet, logo a seguir à região de Lisboa e à frente do Algarve. Por cá, 58,3% dos agregados familiares têm um computador em casa. Os dados constam do inquérito do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação em 2009. Apesar da percentagem de casas com computador, na Madeira os números baixam quase 10% em relação à ligação à Internet. A taxa de famílias madeirenses ligadas à rede é de 49,7%, a grande maioria através da banda larga. Ainda assim, os números estão acima da média nacional. Melhor só Lisboa, onde as casas com computador ultrapassam os 60%. Embora muitos tenham computador e Internet, os madeirenses ainda não se habituaram a fazer encomendas pela Internet. Esta modalidade de vendas vai nos 9%, mas na Região apenas 7% fez encomendas via 'Net'. À frente, nesta parte da apreciação aos hábitos nacionais, estão as regiões de Lisboa, do Algarve e do Alentejo. A Madeira e os Açores, apesar da insularidade e da distância dos mercados, têm as mesmas taxas de encomendas pela Internet: 7%.

E, nas encomendas pela Internet, as compras foram viagens, alojamento, serviços relacionados com férias, software informático e equipamento electrónico.

Quanto às idades dos utilizadores, o inquérito do INE refere que a grande maioria tem entre os 16 e os 54 anos, com especial incidência nas faixas etárias até aos 34 anos. Dado de revelo é o facto de 99% dos estudantes usar o computador . Por género, são mais os homens do que as mulheres a usar o computador e a Internet. Segundo o INE, apenas 42% das mulheres usa a Internet contra os 51% de homens.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos